sábado, 30 de novembro de 2013

Advento - à espera do Filho de Deus



Ladislau Ireno Filho
 
Mais um ano litúrgico chega ao fim, culminando com a solenidade de Jesus Cristo Rei, celebrado domingo passado e iniciando-se no domingo seguinte – amanhã – o Tempo do Advento. Tempo este de expectativa, preparação para a chegada de alguém muito importante: Jesus Cristo, nosso Salvador.

Durante todo o ano parece vivermos em função do Natal, desta data tão maravilhosa da chegada de “alguém” que, pelo mistério da “encarnação”, veio viver a nossa experiência no tempo e no espaço, para vivermos a Sua experiência de eternidade. Mas para vivermos, melhor dizendo, merecermos essa experiência, a Igreja, como mãe solícita, exorta-nos a um questionamento de vida comportamental, e se necessário, a mudança de critérios, tendo como referencial a nossa condição de batizados, compromissados com Cristo e com os irmãos.

Advento é tempo de revisão de vida. Assim como fazemos balanço da nossa vida material, também fazemos com a nossa vida espiritual, preparando-nos para algo melhor. E a partir das falhas, recompomos nossa vida para termos uma caminhada mais equilibrada, mais humana e fraterna, mais família, na caridade e no amor de Deus.

As leituras da liturgia do tempo do Advento ajudam em nossa preparação para a chegada do Senhor Jesus, que voltará realmente, ao longo da nossa história, para definir, de vez, a justiça, a verdade, o amor e a fraternidade. É essa a grande esperança que nos propõe a Igreja através do Advento. Portanto, as leituras do Advento, longe de nos assustarem, comunicam-nos o fim de um mudo injusto, contrário ao projeto do Reino. É o fim para um novo começo do Reino de Deus para nós. Cabe a nós aproveitar bem esse tempo, com os subsídios como as novenas de Natal, reflexões, vida sacramental e outros recursos mais. Tudo tendo como objetivo festejar a chegada Daquele que é a razão do Natal e de tudo o que existe.

Nós, Igreja, somos o povo que celebra alegremente essa espera, para explodir de alegria durante o Natal do Senhor. E o que temos feito para merecermos esta alegria? Que nossa Mãezinha do Céu nos ajude a nos prepararmos melhor durante o Advento para a chegada de nosso Salvador. Assim seja!

Semana da Solidariedade

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

OS CRISMANDOS DA NOSSA PARÓQUIA ADORANDO O SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Na noite de ontem, 28, às 18h30, aconteceu, na Matriz de São Sebastião, a Adoração ao Santíssimo com a participação dos crismandos de nossa Paróquia, juntamente com seus familiares e catequistas.










Na ocasião, o padre Mauro Lúcio levou-os a refletir sobre como o coração de Cristo estva feliz com os jovens que reservaram um instante do dia para estar junto Dele: "Imaginem que o Coração de Cristo está feliz com vocês, seus pais e catequistas. Estes minutos diante de Jesus Eucarístico nos dão a certeza de que somos abençoados e que temos uma família que nos ama. Última quinta-feira do mês de novembro. Dia de agradecer e louvar a Deus por tudo; dia de rendermos graças a Ele pelo ano que está encerrando, pelos amigos e pela família". "Coloquemos nas mãos de Deus a vida da nossa Paróquia [...]; dos homens e mulheres que se empenham para construir essa casa que nos abriga" - completou.
 Colaborou: Valéria Mattos
PASCOM - Paróquia São Sebastião

ESTÁ CHEGANDO A VISITA PASTORAL EM NOSSA PARÓQUIA. PARTICIPE CONOSCO!

PROGRAMAÇÃO


Sábado, 30 de novembro
19h30- Missa na comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora
21h- Visita à Comunidade das Filhas da Caridade.

Domingo, 1 de dezembro
8h- Reunião Extraordinária com o Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) – Salão paroquial “Padre Joaquim Pessoa Machado”
10h- Cafezinho
10h30- Reunião Extraordinária com o Conselho para Assuntos Econômicos Paroquial (CAEP) – Salão paroquial “ Padre Joaquim Pessoa Machado”
12h30- Almoço com os membros do CPP, CAEP e funcionários da Paróquia.
14h30- Visita panorâmica às capelas da Paróquia
15h30- Visita ao Escritório Paroquial
18h- Jantar 
19h30- Missa, na Matriz, com a presença das Comunidades e seus respectivos padroeiros.


"A Visita Pastoral constitui-se em momento privilegiado de contato do Arcebispo com o povo santo de Deus, confiado aos seus cuidados de pastor [...]". (Dom Geraldo Lyrio Rocha)

 Visto: Pe. Mauro Lúcio de Carvalho - Pároco
Pe. Adelson Laurindo Sampaio Clemente - Colaborador
CPP, CAEP

PASCOM - Paróquia São Sebastião

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Boa alimentação gera vida

Ao postar o terceiro texto da série "Espiritualidade e qualidade de vida", tem-se o tema alimentação: saber se alimentar, o que comer, o que beber e fazê-lo de forma moderada traz grandes benefícios ao corpo e à alma.



Como se alimentar bem


No capítulo segundo do Livro de Eclesiastes, vemos uma passagem que representa a felicidade de se alimentar bem e com alegria: “Vejam: a felicidade do homem está em comer e beber, desfrutando o produto do seu trabalho. Contudo, percebemos que também isso vem das mãos de Deus.” Nesta passagem vemos a alegria de se alimentar bem, mas com moderação, com fruto do próprio trabalho, e que isso é graça que procede de Deus.


Já no Capitulo 17 do Livro de Provérbios vemos a seguinte citação: “É melhor um pedaço de pão seco na tranqüilidade, do que a casa cheia de banquetes e brigas.” Nisto, vemos que é melhor ter pouco alimento e viver saudavelmente na alegria do que viver uma casa cheia de banquetes e brigas, que fazem mal à saúde.


Em Provérbios 15,17 lemos a seguinte informação: “Mais vale um prato de verdura com amor do que um boi cevado, com rancor.” Esta passagem nos mostra que é bem melhor um simples prato de verdura, que é muito saudável, do que, às vezes, um boi cevado preparado com rancor. Existe mais amor nas coisas simples.


Por fim, vemos em Provérbios 20,1 a citação que se segue: “O vinho provoca insolência, e o licor causa barulho: quem se embriaga com eles não chega a ser sábio.” Esta passagem nos ensina que não é pudente se embriagar com bebidas, pois quando o homem está embriagado se encontra fora de si, se torna um insolente. Sendo assim, não possuirá a sabedoria que só vem através da prudência no saber moderar nas bebidas.


Alimentar bem é uma virtude, que nos ajuda a conviver melhor com nosso corpo, aumenta a nossa auto-estima e concede-nos longevidade. A boa alimentação dá-nos mais saúde. A vida fica melhor de se viver quando sabemos moderar na hora de comer. Assim, proporcionamos a nós mesmos uma qualidade de vida, que nos fará mais bem dispostos no di-a-dia.

Bibliografia:

Ecle 2,24/ Pro 17,1/ Pro15,17/ Pro20,1


Seminaristas: Delvair, Gabriel, Mauro e Paulo

Professora de Educação Física: Débora Ireno Dias


Leia também:
http://paroquiasebastiaobarbacena.blogspot.com.br/2013/11/qualidade-de-vida-no-contexto-biblico.html

http://paroquiasebastiaobarbacena.blogspot.com.br/2013/11/qualidade-de-vida-dentro-do-contexto_9.html
 

Breve pedido para o "Depois do Ano da Fé"


A Família Paroquial de São Sebastião se despede do Ano da Fé, encerrado oficialmente no último domingo, 24 – Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo –, esperançosa de colher, com fartura, os frutos que foram plantados em nosso meio, neste período. Esperamos que as formações bíblicas, as homilias, os retiros espirituais e encontros para agentes de pastorais, os sacramentos..., enfim, tudo o que vivemos neste ano nos ajude a mergulhar mais fundo na vida da nossa Igreja e a sermos “alicerces sólidos e duradouros” – mediante a fé que recebemos no dia do nosso batismo – na vida da sociedade. 

O Ano da Fé termina, mas o nosso compromisso cristão continua. 

Não deixemos que nos roubem a esperança”! (Papa Francisco, Lumem Fidei, 57)


Seminarista Rodrigo Artur

Grupos de reflexão encerram as atividades de novembro

 Na noite de ontem, 27, a Comunidade Santo Expedito acolheu os grupos de reflexão o para o encerramento do mês de novembro. Com a participação do grupo de orientação vocacional, o tema escolhido foi VOCAÇÃO. Somos chamados à vida que é um dom  de DEUS. Nós apenas a recebemos da gratuidade de seu amor.

Vocação, na Igreja, é chamado de DEUS, graça que enriquece o batizado e nos convida para uma missão.

Eliane Martin
PASCOM - Com. Sto. Expetido