quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Boa alimentação gera vida

Ao postar o terceiro texto da série "Espiritualidade e qualidade de vida", tem-se o tema alimentação: saber se alimentar, o que comer, o que beber e fazê-lo de forma moderada traz grandes benefícios ao corpo e à alma.



Como se alimentar bem


No capítulo segundo do Livro de Eclesiastes, vemos uma passagem que representa a felicidade de se alimentar bem e com alegria: “Vejam: a felicidade do homem está em comer e beber, desfrutando o produto do seu trabalho. Contudo, percebemos que também isso vem das mãos de Deus.” Nesta passagem vemos a alegria de se alimentar bem, mas com moderação, com fruto do próprio trabalho, e que isso é graça que procede de Deus.


Já no Capitulo 17 do Livro de Provérbios vemos a seguinte citação: “É melhor um pedaço de pão seco na tranqüilidade, do que a casa cheia de banquetes e brigas.” Nisto, vemos que é melhor ter pouco alimento e viver saudavelmente na alegria do que viver uma casa cheia de banquetes e brigas, que fazem mal à saúde.


Em Provérbios 15,17 lemos a seguinte informação: “Mais vale um prato de verdura com amor do que um boi cevado, com rancor.” Esta passagem nos mostra que é bem melhor um simples prato de verdura, que é muito saudável, do que, às vezes, um boi cevado preparado com rancor. Existe mais amor nas coisas simples.


Por fim, vemos em Provérbios 20,1 a citação que se segue: “O vinho provoca insolência, e o licor causa barulho: quem se embriaga com eles não chega a ser sábio.” Esta passagem nos ensina que não é pudente se embriagar com bebidas, pois quando o homem está embriagado se encontra fora de si, se torna um insolente. Sendo assim, não possuirá a sabedoria que só vem através da prudência no saber moderar nas bebidas.


Alimentar bem é uma virtude, que nos ajuda a conviver melhor com nosso corpo, aumenta a nossa auto-estima e concede-nos longevidade. A boa alimentação dá-nos mais saúde. A vida fica melhor de se viver quando sabemos moderar na hora de comer. Assim, proporcionamos a nós mesmos uma qualidade de vida, que nos fará mais bem dispostos no di-a-dia.

Bibliografia:

Ecle 2,24/ Pro 17,1/ Pro15,17/ Pro20,1


Seminaristas: Delvair, Gabriel, Mauro e Paulo

Professora de Educação Física: Débora Ireno Dias


Leia também:
http://paroquiasebastiaobarbacena.blogspot.com.br/2013/11/qualidade-de-vida-no-contexto-biblico.html

http://paroquiasebastiaobarbacena.blogspot.com.br/2013/11/qualidade-de-vida-dentro-do-contexto_9.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM