sábado, 30 de novembro de 2013

Advento - à espera do Filho de Deus



Ladislau Ireno Filho
 
Mais um ano litúrgico chega ao fim, culminando com a solenidade de Jesus Cristo Rei, celebrado domingo passado e iniciando-se no domingo seguinte – amanhã – o Tempo do Advento. Tempo este de expectativa, preparação para a chegada de alguém muito importante: Jesus Cristo, nosso Salvador.

Durante todo o ano parece vivermos em função do Natal, desta data tão maravilhosa da chegada de “alguém” que, pelo mistério da “encarnação”, veio viver a nossa experiência no tempo e no espaço, para vivermos a Sua experiência de eternidade. Mas para vivermos, melhor dizendo, merecermos essa experiência, a Igreja, como mãe solícita, exorta-nos a um questionamento de vida comportamental, e se necessário, a mudança de critérios, tendo como referencial a nossa condição de batizados, compromissados com Cristo e com os irmãos.

Advento é tempo de revisão de vida. Assim como fazemos balanço da nossa vida material, também fazemos com a nossa vida espiritual, preparando-nos para algo melhor. E a partir das falhas, recompomos nossa vida para termos uma caminhada mais equilibrada, mais humana e fraterna, mais família, na caridade e no amor de Deus.

As leituras da liturgia do tempo do Advento ajudam em nossa preparação para a chegada do Senhor Jesus, que voltará realmente, ao longo da nossa história, para definir, de vez, a justiça, a verdade, o amor e a fraternidade. É essa a grande esperança que nos propõe a Igreja através do Advento. Portanto, as leituras do Advento, longe de nos assustarem, comunicam-nos o fim de um mudo injusto, contrário ao projeto do Reino. É o fim para um novo começo do Reino de Deus para nós. Cabe a nós aproveitar bem esse tempo, com os subsídios como as novenas de Natal, reflexões, vida sacramental e outros recursos mais. Tudo tendo como objetivo festejar a chegada Daquele que é a razão do Natal e de tudo o que existe.

Nós, Igreja, somos o povo que celebra alegremente essa espera, para explodir de alegria durante o Natal do Senhor. E o que temos feito para merecermos esta alegria? Que nossa Mãezinha do Céu nos ajude a nos prepararmos melhor durante o Advento para a chegada de nosso Salvador. Assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM