sábado, 16 de novembro de 2013

HOMILIA DE PADRE MAURO, EM SERICITA, NO ÚLTIMO DIA DO TRÍDUO PREPARATÓRIO PARA A ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO DIÁCONO ADELSON

Simão, tu me amas? Então cuide dos meus. Este diálogo entre Jesus e Simão nos ajuda a entender a dinâmica do ministério sacerdotal (e por que não dizer de todo serviço pastoral?). O pedido de Jesus evidencia a dinâmica do cuidado: “cuide dos meus”. O diálogo hoje é com cada um de nós, cristãos e cristãs. Deus nos colocou neste mundo para pastorearmos uns aos outros. Somos responsáveis pelo bem estar de nossos irmãos e irmãs. E você, Adelson, assume este compromisso com Jesus Cristo, por meio do ministério que a Igreja vai lhe conferir. Lembre-se do que Jesus disse: “Eu não vim para ser servido, mas para servir”. O ministério sacerdotal é um serviço ao outro, sempre pautado pela fé em Jesus Cristo, o qual, um dia, olhou para você e lhe disse: “Vem! Farei de você pescador de gente”.

A dinâmica do cuidado nasce do coração do homem e da mulher, os quais um dia perceberam-se seduzidos por Jesus e se deixaram seduzir. O ministério sacerdotal que você exercerá nesta arquidiocese, em favor do povo de Deus, nasce do Coração de Jesus, e se sustenta na mística do amor à Eucaristia, à Palavra e ao povo de Deus.

O texto que ouvimos nos diz: seja para os fiéis um modelo na palavra, na conduta, no amor, na fé, na pureza... Não descuide do dom da graça que há em você... 

Aqui está uma síntese do que é o ministério sacerdotal: o padre não é um homem com poderes sobrenaturais. É um ser frágil que se especializou na arte de ouvir, amar e meditar a Palavra. Como padre você vai, em primeiro plano, ouvir a Deus. A fé em Jesus vem pela escuta da Palavra. Seja um homem da Palavra e de Palavra. Estabeleça com Deus uma relação de profunda amizade. Você será pastor da porção do povo de Deus, sem deixar de ser ovelha. Ame o povo e deixe-se amar. O povo é bom.

Como padre, ame a Jesus. Só assim conseguirá amar o povo. Quem se sente amado, sabe amar. Amar como Jesus é doar a vida: “Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão”. O mundo precisa de pessoas que vivam da fé e que façam, desprendidamente, o bem, motivadas somente pelo amor.

Não basta levar a vida com amor; o mais importante é viver do amor e para o amor. Da mesma maneira, não basta viver com fé; a essência na vida é viver da fé. Fé é voltar-se para Deus, é estar inteiramente à disposição de Dele, servi-Lo, atender o Seu chamado, fazer a Sua vontade.

Adelson, você é bastante agitado, muito disponível para o serviço. Mas terá que encontrar tempo para restaurar as suas forças, a sua fé e a sua esperança nos braços do Bom Pastor. Vigie a si mesmo e ao ensinamento, e seja perseverante. Desse modo, você salvará a si mesmo e aos seus ouvintes. Um padre não se salva só por que é padre, mas porque é um homem de fé, um homem que fala com Deus e de Deus. O padre não é um operário das coisas sagradas. Por isso, sempre que possível, incline-se nos ombros de Jesus, como fez o discípulo amado. Isto é cuidar de si.  Só está autorizado a cuidar do próximo quem, primeiro, cuida de si.

Seja pastor do povo, com o povo. Seja presbítero com o presbitério. Ninguém é padre para si, ninguém é padre sozinho.

Se cremos que o sacerdócio nasce do coração de Jesus, é bom que você tenha um coração semelhante ao Dele.

Ouça sempre Jesus lhe dizendo: “Siga-me, sem reservas”.

Padre Mauro Lúcio
Sericita, 14/11/2013

PASCOM - Paróquia São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM