terça-feira, 26 de novembro de 2013

3º CONGRESSO ESTADUAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE MISSIONÁRIA – MONTES CLAROS MINAS GERAIS

   A Arquidiocese de Mariana se apresentou  em Montes Claros com as seguintes regiões: Centro 11 vagas, Sul 11 vagas, Oeste 04 vagas, Leste 12 vagas e Norte 12 vagas. A região Sul apresentou os seguintes missionários: Aparecida Sá e Ronaldo como Assessores.
Missionários de cada Paróquia que representaram a IAM:

Paróquia de São Sebastião – Larissa Carvalho Marciano 8 anos.
Paróquia do Bom Pastor – Karina
Paróquia de São José – Mateus
Paróquia de Nossa Senhora da Piedade Comunidade de Nossa Senhora Aparecida – Anderson e
Lara Vitória Marciano, Iasmin 9 anos e Láiza 9 anos.
Paróquia de São Jose de Alto Rio Doce – Mônica 13 anos e Fabiana 13 anos.

Tema “Pequenos e alegres Missionários acendendo no mundo a 170 anos a chama do  amor”.
Lema: “E o menino crescia em estatura  e em sabedoria e graça diante de Deus e dos homens” (Lc 2, 40).
Lara, Anderson, Karina, Mateus representaram a juventude.
A Infância ficou com Larissa, Iasmin, Láiza , Mônica e Fabiana.
A juventude ouviu várias experiências, uma delas da Missão do Padre Camilo que falou das dificuldades que passou em  Moçambique, falando aos jovens da importância maior é a vida. Jeremias 1, 4-9 "..Recebi a palavra de Javé que me dizia”antes de formar você no ventre de sua mãe, eu o conheci; antes que você fosse dado à luz, eu o consagrei, para fazer de você profeta das nações” Mas eu respondi: “Ah Senhor Javé, eu não sei falar, porque sou jovem”. Javé porém me disse:”Não diga sou jovem, porque você irá para aqueles a quem eu mandar e anunciará aquilo que eu ordenar. Não tenhas medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo –oráculo de Javé”.
                Coordenador de liturgia Padre Geraldo Buziani, a Infância e Adolescência Missionária com o Lema: “E o Menino crescia em estatura, em sabedoria e graça diante de Deus e dos homens”, disse que o casal de Deus, Maria e José vem no caminho de Deus.  Tiveram a Missão de testemunhar a experiência e intimidade com Deus, porque  o Menino crescia espiritualmente em estatura diante de Deus e dos homens.
                José e Maria puxam e arrastam Jesus como fala o lema do encontro.
                As crianças no Congresso ouviam atentamente as palestras, que é próprio dos  pais cuidarem de seus filhos, zelar por eles em momentos de muita intimidade, pois os filhos tem mais carinho para com as mães.
                Mamãe Maria e Papai José, perceberam que Jesus não estava ali perto deles e ficaram indagando um ao outro sobre o paradeiro do Menino. Maria e José somente acharam Jesus após três dias de intensa procura. A Mamãe Maria disse-lhe em desespero a ao mesmo tempo em calma por ter o visto dizendo porque fez isto comigo e com seu pai, nós ficamos desesperados, você não me falou nada, sofremos muito calor e tudo por sua causa. E Jesus respondeu: Estou na casa de meu Pai não se assustem, não foi vocês que me ensinaram que tenho que cuidar das coisas de meu Pai. Ef 6, 1-4 “...Filhos obedeçam a seus pais no Senhor, pois isto é justo. Honre seu pai e sua mãe, é o primeiro mandamento, e vem acompanhado de uma promessa: Para que você seja feliz  e tenha vida longa  sobre a terra. Pais não deem aos filhos motivo de revolta, vocês criem seus filhos, educando e corrigindo-os como quer o Senhor.”
                Os meninos da IAM, cresce também em sabedoria, dobrando seus joelhos para diminuir diante de Deus.
                O mundo precisa de Deus, só dá Deus quem é de Deus, precisamos da oração para crescer diante de Deus. Somente está perto de Deus quem arrasta  quem esta longe de Deus.
                Com a Missão de Nossa Senhora e São José somos missionários da vida e não da morte, porque Jesus é nossa vida e quer lutar por todos. Dissemos também que o mundo está lutando contra as drogas.
 Firme bem esta frase em seu coração: “Drogas estou fora , já temos Jesus”
Para finalizar as palavras de Dom José Alberto Moura Arcebispo de Montes Claros:
“Jesus é a razão do nosso ser, de nossa Missão, o fogo com ele não apaga. Vamos indicar o caminho para os outros, o modo de ser do verdadeiro cristão, desde criança aprendendo como ser um autentico missionário de Jesus. É a chama do amor alimentando com a intimidade do Senhor na oração. Todos os dias somos chamados para onde o Senhor me indicar, aí eu vou. Ajudar as pessoas desanimadas a ser levantar. Ser missionário na família, na comunidade, além fronteira.
O sim de Deus, sim senhor eu aceito ser gente de amor anunciador do evangelho. Criança vamos nos unir para anunciar para que todos se encontre com a vida de Jesus.Amém.











Colaboração : Maria Aparecida Sá e Ronaldo
PASCOM - Paróquia São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM