quinta-feira, 6 de junho de 2013

COMO LIDAR COM PESSOAS DIFÍCEIS, A COMEÇAR POR MIM


      
   Não me ame somente quando mereço, mas principalmente quando não mereço,  porque é quando mais preciso”
                        Investir no AMAR  (capacidade de amar).” Ama a teu próximo como a ti mesmo”. Quem não quer bem a si mesmo, não há de querer bem aos outros, porque é muito difícil dar a vida pelo outro. Fugimos de tudo que custa, que é difícil, que exige esforço, que dobra, que dói. Para amar é necessário sacrificar-se (2cor 12,6).
            “Que ninguém tenha a meu respeito conceito superior àquilo que vê em mim ou ouve dizer de mim.”
            É nos relacionando que vamos nos machucando ou nos curando. Somos humanos (falhos), somos semelhantes.
            Erramos, sofremos nos decepcionamos e somos decepcionados, machucamos e somos machucados. Há momentos em que revelamos a criança que existe dentro de nós, que se caracteriza pela espontaneidade; afasta-se ou foge do que não gosta. Quero me comportar como adulto, que avalia aspectos reais e amplos para chegar a uma conclusão lógica? Ou como pessoa conservadora, rígida preconceituosa, exigente, radical que não pensa e não reflete, mas que segue padrões incorporados de pensamentos e atitudes?
            Sou personalidade difícil? Eu? Sim. Todas as vezes que me comporto como pessoa rígida, radical, preconceituosa, rebelde ou agressiva.
            As pessoas rígidas e radicais, rebeldes e agressivas não são bem recebidas por ninguém. Veja a doçura de JESUS: Não vos chamo servos, mas amigos...
            Comportar-se de maneira adulta é manter-se no presente, no aqui e no agora. Avaliar a realidade sem emoções. Usar o passado somente como referência, não como critério único. Vencer medos e aflições. “Tornar-se mais fácil e mais encorajador olharmos para dentro de nós mesmos.”
            Como harmonizar a criança que existe dentro de mim? Desenvolvendo pensamentos e atitudes bem criativas, mantendo uma postura bem humorada. Expressões bem disfarces, sem agressividade e sem rebeldias. Deixar de reclamar e passar a viver melhor.
            Valorize a vida! As dores e as alegrias nos tornam mais adaptáveis a este mundo. Nosso lema da existência é melhorar sempre em tudo. Não importa o que falam sobre você, e sim como você se vê, o que pensa, fala e faz de si mesmo.

            Transcrito da carta mensal das equipes de Nossa Senhora-Junho de 2013.
            “Diz-me com quem andas e o que pensas e eu te direi para onde vais.”
            O que eu desejo contribuir para a comunidade? O que posso oferecer? O que posso receber? Sabemos que um dia morreremos. Mas poucos aprendem a viver.
            Para conhecer e aprender a lidar com pessoas difíceis, a começar por mim, precisa reconhecer-me como pessoa difícil em algumas áreas de minha vida ou em algumas circunstâncias.
            Toda mudança só pode começar por mim.
                                                                                  Pe. Edilson Antônio Manoel
                                                                                  SCE Região Minas II e de Várias equipes de Divinópolis
                        PASCOM - Paróquia São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM