domingo, 16 de junho de 2013

Jovens se reúnem em preparação à Jornada Mundial da Juventude



No sábado, 15, aconteceu no Centro de Pastoral Bom Pastor um encontro dos jovens que representarão a Região Mariana Sul – Arquidiocese de Mariana – e os que representarão a SSVP na JMJ. A iniciativa foi dos responsáveis pelas respectivas delegações – Débora Ireno Dias e Padre Euder pela arquidiocese e Agnaldo Ferreira e Amanda Teixeira pela SSVP – a fim de se trabalhar a espiritualidade do tema da jornada e também passar informações pertinentes ao evento.

Para se trabalhar o tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, foram realizadas três oficinas. A primeira, com o tema “Ide”, Pe Sérgio José falou aos jovens sobre a importância de ser por à caminho, de desprender-se do “material” e ser portador da vontade de Deus. Deu o exemplo de três jovens que se puseram à caminho para fazer a vontade de Deus: Rebeca, José do Egito e Samuel.

Na segunda oficina, os jovens Carlos Augusto, do Grupo de Oração Conversando com o Céu, e Amanda, da SSVP, falaram sobre “...fazei discípulos...”. Eles questionaram os demais jovens sobre o que é ser discípulo jovem no dia de hoje.

Já na terceira oficina, Carlos Heitor, seminarista do Propedêutico, falou sobre “...entre todas as nações...”, quando falou sobre seu desejo pessoal de ser missionário e da importância de, nos dias atuais, entender o significado de “todas as nações”. “Devemos pensar que todas as nações são todas as pessoas com as quais convivemos, porque cada uma tem sua história, sua cultura; devemos entender que a missão é o coração da Igreja e que a mesma existe a partir da necessidade de se levar a Boa Nova de Jesus Cristo a todos os povos, a todas as pessoas”, dizia o seminarista.

Para encerrar o momento, os jovens foram divididos em grupos, onde partilharam sobre o significado do tema para cada um. Após o almoço, aconteceu a parte administrativa do encontro, quando Débora, Agnaldo e Amanda explicaram alguns detalhes sobre a JMJ e também deram dicas sobre bagagem e demais itens que fazem parte da “vida de peregrino” numa jornada. Ao final, Padre Euder celebrou a Santa Missa, enviando cada jovem para casa com o dever de ser missionário, já vivenciando a convocação de Jesus: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. 

Agradecemos às cozinheiras do Centro de Pastoral Bom Pastor por cuidar de nossa refeição, à Márcia e à Sra. Ana Lúcia Monteiro (SAV), por nos auxiliarem nestes momentos de preparação para a JMJ.

Colaboração - Débora Ireno Dias
PASCOM - Paróquia São Sebastião













 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM