segunda-feira, 10 de junho de 2013

Celebração Dominical na Comunidade São Domingos de Gusmão




10º DOMINGO DO TEMPO COMUM

“Jovem, eu te ordeno, levanta-te”



Nesse domingo marcado pelas palavras litúrgicas “conversão” e “compaixão”, logo na acolhida, os fieis foram convidados a refletir sobre suas escolhas: a árvore verde da VIDA, ESPERANÇA, CONVERSÃO E RESSURREIÇÃO; ou a árvore seca do CHORO, DESESPERO, LUTO E MORTE.


Os seminaristas Carlos Heitor e Marcos conduziram, a celebração. Carlos Heitor, ao iniciar sua homilia, deu as boas vindas, relembrando que nós somos a família de Deus. Nesse sentido, refletiu sobre a Palavra do Senhor, que pela perspectiva de São Lucas, nos revela a vida pública de Jesus, desde sua Revelação até sua Morte, Paixão e Ressurreição. Dessa forma, Lucas nos mostra um “Deus para todos”, um “Deus além-fronteiras”, que enviou seu Filho para pregar e vivenciar a compaixão e a sensibilidade, esta que somente pode ser percebida pelas pessoas atentas às necessidades dos irmãos, citando como exemplo o saudoso Dom Luciano. Ainda na sequência, Carlos Heitor fez a reflexão sobre o imperativo de Jesus “Levanta-te”, numa época em que as crianças e as viúvas eram marginalizadas pela sociedade. Jesus, com essa palavra de ressurreição e de reavivamento da fé, dirigiu-as não somente ao jovem falecido e à mãe viúva, mas também a cada cristão, como uma palavra de boa-nova, que anima e alegra em meio à ausência de felicidade. Finalizando, Carlos Heitor convidou os presentes a se entregarem nos braços de Deus, utilizando-se das seguintes reflexões: “oração fonte de onde jorrará toda água viva” e “só em Deus nossa vida tem sentido pleno”.

Os membros do Movimento do Terço dos Homens, ao final da celebração, realizaram uma homenagem ao Sagrado Coração de Jesus. Em seguida, os seminaristas agradeceram a todos pela oportunidade da celebração e também pela participação e acolhida fraterna da comunidade.

Colaboração - Cleuza Cruz e Ellen Nunes
PASCOM - Com. S. Domingos de Gusmão






Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM