Celebrado todos os anos no dia 4 de novembro, dia de São Carlos Borromeu, padroeiro dos seminários, o Dia do Seminário será comemorado no próximo domingo, 8 de novembro. Essa data foi instituído pelo arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, no Encontro de Presbíteros e Diáconos, em 2013, quando foi aprovado o projeto Vocacional Arquidiocesano. As festividades sempre são realizadas no domingo mais próximo.
Segundo o reitor da instituição, padre Valter Magno de Carvalho, esse é um grande dia de promoção vocacional. “Não só pela festa no seminário, mas porque as paróquias também estão envolvidas neste dia de oração pelas vocações. Existe um envolvimento das comunidades neste momento”.
No domingo, será realizada uma uma missa, às 10h, no Instituto de Teologia. Todas as 4 casa de formação, Propedêutico, Comunidade, Vocacional, Teologia e Filosofia, estarão presentes. Os alunos da Escola Diaconal também irão participar da celebração. Padre Valter comenta que essa é a primeira vez que vão unir todos as casas de formação. Na ocasião será instituído o ministério de leitor e acolitato para alguns seminaristas.
Uma antiga- tarde esportiva, com participação de grupos de jovens de Mariana, também faz parte da programação.
265 anos de fé e formação
Neste ano as comemorações do Dia do Seminário tem um motivo especial. O Seminário São José, Instituição de ensino religiosa mais antiga de Minas Gerais, está completando 265 anos. Ao longo desse tempo, o Seminário já acolheu importantes alunos, que se tornaram figuras proeminentes no cenário nacional, quer seja no clero como também no mundo da política e da intelectualidade.
“Seminário de Mariana em sua história marca a vida de nossa Igreja na formação de cristãos que atuam nos diversos campos da sociedade”, ressalta padre Valter.
Arquidocese de Mariana
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM