A primeira instituição de ensino religioso de Minas Gerais, o Seminário São José da Arquidiocese de Mariana, celebrou neste domingo, 8 de novembro, seus 265 anos de fé e formação. Foi no Instituto de Teologia, em Mariana, que o arcebispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha, padres, seminaristas, ex-alunos e familiares puderam vivenciar essa data tão bonita na história da instituição.
O reitor do Seminário, padre Valter Magno, afirma que a alegria em viver esse dia é muito grande. “São 265 anos de história e eu faço parte dessa história, primeiro como aluno e agora como formador. A cada passo dado pelos seminaristas a alegria da gente aumenta, pois nós vamos vendo que eles vão discernindo o chamado o Deus, vão respondendo a esse chamado e assim vão crescendo na experiência do próprio Deus, para depois consagrar a vida como padres, então eu fico muito feliz”.
A comemoração do aniversário do Seminário fez parte da programação do Dia do Seminário, data instituída pelo arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, no Encontro de Presbíteros e Diáconos, em 2013, quando foi aprovado o projeto Vocacional Arquidiocesano. Desde então, o Dia do Seminário é celebrado, todos os anos, no dia 4 de novembro, dia de São Carlos Borromeu, padroeiro dos Seminários.
Durante a homilia, Dom Geraldo, não só parabenizou o Seminário, como ressaltou a importância e a beleza da oferta. Em sua fala, o arcebispo, falou também sobre os serviços prestados pela instituição. “Ao longo dessa história o Seminário de Mariana prestou relevantes serviços a Igreja do Brasil e a sociedade, porque aqui foi lugar de formação de muitos padres de várias partes do país. O Seminário de Mariana sempre foi uma referência na formação do clero brasileiro, mas também por aqui passaram muitos alunos que não chegaram ao sacerdócio, mas que como leigos tiveram importante papel, importante desempenho no cenário nacional. Então celebrar os 265 anos de uma instituição como essa é motivo de grande júbilo e agradecimento a Deus”.
Novos ministros
Um momento bem especial da celebração foi a instituição dos novos ministros de leitorado e acolitato, 12 seminaristas foram instituídos, 4 para o acolitato e 8 para o leitorado. Para Daniel Junior, aluno da Teologia que recebeu o ministério de leitor, é uma grande alegria fazer parte do Seminário. “É muito especial, receber de parte da Igreja, o ministério de leitor. No meu coração fica a gratidão a Deus pelo chamado e pela vocação, em especial esse ministério do leitor, pois a minha vida se configura a um chamado de seguir a palavra de Deus. Assim como Santa Terezinha do Menino Jesus eu peço essa graça a Deus, meditar dia e noite a palavra”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM