domingo, 20 de outubro de 2013

Por que não?

Débora Ireno Dias

Ao vermos o panorama social em que vivemos ainda nos deparamos com a infeliz realidade: o preconceito existe e nos ronda a todo instantes. Somos um povo acolhedor, festeiro, que não consegue viver isolado e sempre dá um jeito de participar de algum grupo. Mas somos preconceituosos! Basta chegar alguém no nosso meio que fale, pense, vista ou ande diferente do que pensamos que já criamos uma série de “pré-conceitos” com relação àquela pessoa.

Muitas vezes, julgamos quem está a nossa frente sem lhe dar a menor chance de se apresentar. Outras vezes, baseados em ideias, ideais e valores de uma parcela da sociedade, não levamos em consideração algumas realidades existentes e logo colocamos à margem aqueles que não se enquadram nos nossos valores. Ainda, diante do que a mídia – sempre ela – nos mostra como bonito, estético e ideal, criamos padrões de beleza que acabam por nos fazer preconceituosos com nós mesmos! E a mídia ajuda também, através do sensacionalismo e humor (?), a aumentar o preconceito a determinadas classes sociais e regiões brasileiras.

Todo esse preconceito se resume em um problema: educação. Estudar a história, como nascemos e a importância da nossa miscigenidade com todos os aspectos culturais, dos primórdios até hoje, faz-nos entender o porquê de sermos tão diferentes e iguais ao mesmo tempo. Ler, atualizar-se, situar-se no tempo e procurar conhecer as novas sociedades e realidades, ajudam a compreender porque alguém pensa, age e fala diferente.

Ao se trabalhar a educação, aprende-se a respeitar o outro. Não precisamos concordar com tudo e todos, mas precisamos respeitar uns aos outros a fim de que as diferenças não nos isolem, mas sejam motivos para nos aproximarmos e crescermos como seres humanos.

PASCOM - Paróquia São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM