quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Faculdade Arquidiocesana de Mariana lança e-book com escritos de Dom Luciano Mendes de Almeida

No dia 4 de outubro de 2013, véspera da data em que Dom Luciano Mendes de Almeida faria aniversário, ocorrerá o lançamento do e-book [livro eletrônico] “Dom Luciano Mendes de Almeida: formação e magistério (1930-1975)”. Esta publicação, primeiro volume de uma coletânea de escritos produzidos por Dom Luciano ao longo de sua trajetória eclesial, é editada pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM) e estará disponível para consulta no site http://www.famariana.edu.br/.

O e-book foi organizado pelo padre José Carlos dos Santos, diretor da FAM, em parceria com a historiadora Virgínia Buarque, com o apoio de representantes da Companhia de Jesus e da família de D. Luciano, em especial de seu irmão Luís Fernando Mendes de Almeida. O livro contém uma síntese biográfica de D. Luciano, o depoimento de Maria da Glória Assunção Moreira sobre o acervo documental e o inventário de textos e fotografias referentes ao período de formação de Dom Luciano entre os jesuítas (1947-1954), de seus estudos na Universidade Gregoriana, em Roma (1955-1965) e, por fim, de sua atuação acadêmica na Faculdade Nossa Senhora Medianeira, em São Paulo (1965-1975).

Os originais dos registros que integram o e-book, muitos dos quais absolutamente inéditos e de peculiar importância, encontram-se sob a guarda do Centro de Documentação Dom Luciano Mendes de Almeida, inaugurado em 2010 por D. Geraldo Lyrio Rocha e dirigido pelo padre Enzo dos Santos. Conforme indicado pelo padre José Carlos do Santos, “durante os quase 76 anos de sua abençoada presença entre nós, Dom Luciano nos deixou um legado cujo valor, à semelhança do que acontece com todos os tesouros, deverá ser descoberto progressivamente. Sua atuação e presença, sempre marcantes, perpassam os campos da religião, da política, da economia, da ética, da filosofia e da teologia, da espiritualidade etc. Tudo isso foi transcrito em inúmeros registros concernentes à sua vida e atuação. A coletânea é uma pequena amostra do trabalho que deverá ser feito e do serviço que o Centro de Documentação poderá prestar aos interessados na pessoa e na obra de D. Luciano. Com este primeiro volume, um pequeno, mas relevante passo vem a ser dado”.

PASCOM - Paróquia São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM