segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Antecedendo a Festa de nosso padroeiro, São Lucas, gostaríamos de compartilhar com você um pouco da história da nossa Comunidade

História da Comunidade São Lucas


Joseanne Ceolim e Paulo César

No mês de outubro de 1999, aconteceu, no bairro Pontilhão, da Paróquia de São Sebastião de Barbacena, as Santas Missões Populares com o lema “Este é o meu Filho Amado, escutem o que Ele orienta”. Na ocasião, foram realizadas visitas às casas, aos comércios e aos doentes, acompanhadas pela Palavra de Deus. Aconteciam também Celebrações Eucarísticas.
Os moradores do Bairro Pontilhão tinham o desejo de que houvesse ali uma capela. Com as Missões, a semente foi plantada e a ideia foi amadurecendo, com o apoio e incentivo de Elisa Sena, de alguns membros da Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora e de demais moradores da Paróquia São Sebastião.
Com o objetivo de concretizar a ideia, em 19 de março de 2002, foi realizada, na residência de Ari e Eny Marchetti, a celebração da primeira Missa pelo Padre Lázaro.
Após ter ocorrido a Celebração, no intuito de envolver toda a comunidade, começou a ser realizada missas mensais nas residências de diversos moradores do bairro.
Em 17 de outubro de 2002, foi celebrada, na Semana Missionária, a Santa Missa pelo Padre Paulo Dione Quintão. Na Celebração, o Padre expressou um antigo desejo através da seguinte frase: “Tenho um sonho a dez anos que hoje se concretiza: nasce no bairro Pontilhão uma Comunidade Católica”. Retira sua túnica e a oferece de presente à Comunidade nascente. Com essa atitude, ele demonstrou que a doação faz a comunidade crescer na força, fé e esperança.
 Continuaram as Celebrações em locais diversos, com o povo lutando para conseguir um local definitivo para construção da Capela. A Família de João Lucindo cedeu, por seis meses (05/06/2003 a 05/12/2003), um local para funcionar como sede provisória, localizada na rua José Nogueira.
As missas passaram a ser realizadas, semanalmente, às quintas-feiras. Nesse período, ocorreu a doação de peças sagradas para o altar.
Faltava a escolha do padroeiro da capela. Para tal escolha, foram colocados nas missas, em uma urna, nomes escolhidos pelos membros da Comunidade. No entanto, o Cônego Leandro de Carvalho Matheus - o então pároco da Paróquia São Sebastião -, em conversa com a Dona Eny Marchetti, sugeriu o nome de São Lucas. Dona Eny repassou a sugestão para a comunidade. A proposta foi aceita e São Lucas tornou-se assim o Padroeiro.
A primeira imagem do padroeiro foi doada pela Sra. Estela da Penha.
No período de 11 a 19 de outubro de 2003, aconteceu a primeira Festa de São Lucas.
No dia 07 de dezembro de 2003, aconteceu a primeira Assembleia da Comunidade Católica do Pontilhão, celebrada pelo Padre Jaime. Ao término da Assembléia, que teve a presença do Cônego Leandro, o referido autorizou a permanência do Santíssimo na Comunidade.

Última missa realizada na sede provisória.
Com o término dos seis meses cedidos pela Família de João Lucindo, as celebrações voltaram a ser realizadas nas residências de membros da comunidade.
 No dia 17 de maio de 2004, Dona Eny Marchetti recebeu uma ligação do Sr. Armando Gomes, informando que a sua família (Ferreira Gomes) doaria um imóvel para tornar-se sede definitiva da Capela, localizada na rua Henrique Diniz, 220. A primeira Missa na sede definitiva foi celebrada em 20 de junho de 2004 pelo Padre Jaime.
Houve a doação da segunda imagem de São Lucas, pela Sra. Luzia. Tal imagem encontra-se atualmente no altar da Capela.
Ocorreu, em outubro de 2004, na Capela de São Lucas, a segunda Festa da comunidade, contando com a presença do saudoso arcebispo de Mariana, Dom Luciano Mendes de Almeida.
Com o passar do tempo, integrantes da Comunidade, através do dízimo, pechinchas, vendas de alimentos em barracas e doações, realizaram reformas na Capela, buscando uma melhor acomodação dos novos membros.
No dia 30 de junho de 2013, aconteceu a inauguração da gruta em homenagem a Nossa Senhora de Lurdes. Dona Eny contou a todos sobre uma pedra que havia sido doada quando a Comunidade São Lucas não obtinha sede permanente e que o significado seria o mesmo do Evangelho de Mateus (16,13-19) quando Jesus disse a Pedro: "Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la". A imagem de Nossa Senhora de Lurdes e a pedra foram introduzidas à gruta.
E a Comunidade São Lucas continua firme nas missões... 
Parabéns pelos onze anos de evangelização!

*Obs.: as fotos estão em tamanho médio a fim de que não percam a qualidade na visualização;
este levantamento histórico estará afixado na página da Comunidade São Lucas, neste blog. Confira.

PASCOM - Paróquia São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM