quarta-feira, 8 de abril de 2015

ASPECTOS COMPORTAMENTAIS E COGNITIVOS DO AUTISMO

No dia 07/04, às 19h30, no salão Paroquial da Matriz de São Sebastião, aconteceu a palestra: Aspectos comportamentais e cognitivos do Autismo, proferida por Valeska Magierek , professora, psicóloga,e estudante da área de saúde,especializada em Neuropsicologia.
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social.
As causas do autismo ainda são desconhecidas, mas a pesquisa na área é cada vez mais intensa. Provavelmente, há uma combinação de fatores que levam ao autismo. Sabe-se que a genética e agentes externos desempenham um papel chave nas causas do transtorno. De acordo com a Associação Médica Americana, as chances de uma criança desenvolver autismo por causa da herança genética é de 50%, sendo que a outra metade dos casos pode corresponder a fatores exógenos, como o ambiente de criação.Os problemas de comunicação no autismo podem incluir: Não poder iniciar ou manter uma conversa social, comunicar-se com gestos em vez de palavras, desenvolver a linguagem lentamente ou não desenvolvê-la, não ajustar a visão para olhar para os objetos que as outras pessoas estão olhando. Não se referir a si mesmo de forma correta (por exemplo, dizer "você quer água" quando a criança quer dizer "eu quero água"). Não apontar para chamar a atenção das pessoas para objetos (acontece nos primeiros 14 meses de vida). Repetir palavras ou trechos memorizados, como comerciais. Usar rimas sem sentido.
Existem diversos sintomas que podem indicar autismo, e nem sempre a criança apresentará todos eles.  A perspectiva depende da gravidade do autismo e do nível de tratamento que a pessoa recebe. Procurar ajuda de outras famílias que tenham parentes com autismo e por profissionais que deem o suporte necessário aos parentes também é uma alternativa interessante.








Eliane Martin


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM