domingo, 5 de abril de 2015

VIGÍLIA PASCAL

       Em meio à escuridão, iniciou-se ontem às 20hs, presidida pelo cônego Tarcísio Moreira, a Vigília Pascal na Matriz de São Sebastião. A partir do fogo do Círio Pascal, que representa Jesus, as velas que os fiéis carregavam nas mãos foram se ascendendo por toda a igreja, para a celebração da luz, que abriria com cânticos, o ponto culminante do Tríduo Pascal da Igreja Católica. 
Em seguida, as velas foram todas apagadas e, novamente na escuridão, a rica liturgia foi preparando cada uma das pessoas presentes para que, na oração do Glória, proclamassem a ressurreição de Jesus, momento em que a igreja toda se ascendeu e o pano roxo atrás do altar deu lugar à imagem que remete ao Jesus Ressuscitado. 
“Um jogo de trevas e luz, escuridão e claridade para percebermos que é da sombra, das trevas, que Deus faz ressurgir a vida”, explica o cônego Tarcísio no momento da homilia. Segundo ele, “a liturgia da igreja nos ensina a orar, entrar no clima de expectativa da vitória do Cristo”, diz, se referindo aos momentos iniciais da celebração, a benção do Círio, que representa a presença de Cristo ressuscitado, e as quatro leituras que precederam o evangelho, textos nos quais “percebemos que na caminhada do Seu povo, Deus ia à frente, como uma tocha de fogo, mostrando em qual direção deveriam caminhar” explica. 
Em referência ao evangelho da noite, Marcos 16 (1-7), o cônego Tarcísio chamou os presentes a refletirem sobre a preocupação de Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, enquanto caminhavam para o sepulcro de Jesus: “Quem nos há de remover a pedra da entrada do sepulcro?” (Mc 16, 3). “Essa pergunta também deve estar presente na nossa vida. Precisamos nos despir das amarras do pecado e nos deixar iluminar pela luz do ressuscitado, que recebemos no batismo. Quem vai arredar a pedra do nosso coração? Que dimensão da minha vida, preciso deixar Jesus iluminar?”, questiona o celebrante.
Além de explicar a liturgia da Vigília Pascal e refletir sobre o evangelho, cônego Tarcísio, conclama os fiéis a assumirem a ressurreição de Cristo como projeto, no dia a dia, pois a luz do ressuscitado faz com que homens e mulheres sejam pessoas melhores, mais humanas e mais fraternas, em casa, nas comunidades, nos movimentos, nas irmandades, na sociedade. “Pedimos a Deus a graça de não deixar apagar no nosso coração essa coluna luminosa que mostra Jesus ressuscitou para que nossas atitudes sejam de pessoas renovadas, vivificadas na força e na graça do Espírito Santo”. 
Após a homilia, a Vigília contou ainda com a Liturgia Batismal, a renovação das promessas do batismo, e a Liturgia Eucarística, conforme acontece nas missas dominicais.





















Fotos: Débora Ireno
Texto: Daniele Ribeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM