quinta-feira, 2 de abril de 2015

MISSA DA SANTA CEIA E LAVA-PÉS

Celebração da Cerimônia do Lava-Pés e Translado do Santíssimo Sacramento, celebrada pelo Cônego Tarcísio, com a participação do Padre Arlindo. Participação do Coral Colaboradores de Deus.
Foram convidados Leigos e leigas representantes dos Conselhos e Pastorais das nossas Comunidades.
- Marlene e Maria das Dores – Comunidade São Domingos;
- Claudinei e Ana Paula – Comunidade Santo Expedito;
- Bernadete Luiza –Matriz São Sebastião;
- Rosélia e Lúcia – Comunidade São Lucas;
- Maria José e Elaine –  Matriz de São Sebastião;
- José Adilson e Cleusa – Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora.
Cônego Tarcísio iniciou a celebração, invocando a Trindade Santa, mostrando à todos nós que Deus nos faz pessoas novas para estarmos a serviço dos seus Mandamentos. Na sua homilia ele nos mostrou que esta solenidade do lava Pés nos traz três fundamentos reflexão, oração e mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Nós celebramos a instituição da Eucaristia, o sacerdócio de Cristo e o amor, por isso como Cristãos, somos convidados a meditar sobre o nosso verdadeiro Batismo. Como estamos vivendo e deixando-nos conduzir pelo amor de Deus, Amor que Cristo celebra e pede que vivamos.
A primeira leitura nos mostra que, esta celebração nos leva à Páscoa que o povo de Deus celebrava que nada mais é, que a memória da libertação do povo por Moisés através do Rio Vermelho. Já a segunda leitura Jesus toma o Pão dá Graças e celebra com seus discípulos e ao mesmo tempo se torna vítima. Em cada Eucaristia, em cada Páscoa que celebramos, fazemos memória da libertação do povo de Deus. E se faz presente o ofertório de Cristo.
Celebrar a Ceia é celebrar um mistério de amor. Jesus nos amou até o fim, até o extremo da Sua Cruz. Precisamos olhar para a Sagrada Eucaristia e celebrar o sacrifício com um mistério de amor, que nos resgata da injustiça, da miséria, da indiferença e sermos mais irmãos uns dos outros. Jesus se coloca a lavar os pés dos seus discípulos e diz: “Eu vos dou o exemplo para que vocês façam o mesmo”. Na época de Jesus, quando iriam participar de uma ceia, uma refeição, era costume lavarem os pés dos convidados, porém era feito pelos escravos. Mas Jesus se colocou no lugar dos escravos e pôs-se a lavar os pés da humanidade.
Contemplar Jesus no Lava-Pés, é contemplar em Ato, como assim, ter o amor de Jesus que não tem medida. Ele traz palavras de vida, é justo, acolhe os pobres, revela um coração imensamente misericordioso que se desdobra em compaixão.
Convido a todos nós pela Graça do Batismo, participarmos do sacerdócio de Cristo, somos chamados a encarnarmos esta palavra em nossas vidas, vamos ser instrumentos de Deus na vida dos irmãos. Assumir este gesto a serviço do Evangelho, a serviço do irmão.
Após a homilia aconteceu à cerimônia do Lava-Pés. “Por isso neste Altar Senhor, quero oferecer o que há em mim. Transforma meu desejo de ser melhor e faz-me viver a doação”.
Momento da consagração do Corpo e Sangue de Cristo e o povo de Deus se preparando para o grande momento da Comunhão.
Encerrou-se a celebração com o Translado do Santíssimo Sacramento, caminhando no interior da paróquia em direção à Capela do Santíssimo, carregado pelo Cônego Tarcísio e Padre Arlindo acompanhado pelos Zeladores do Santíssimo, as Irmãs do Santíssimo, os Ministros da Eucaristia, Coroinhas e Leigos das Comunidades que participaram da cerimônia do Lava-Pés.
Graças e Louvores se dão a todo o momento, ao Santíssimo e Digníssimo Sacramento.
Senhor conceda-me a graça de viver dignamente o meu Batismo, renova no meu coração a plenitude do amor.





























Fotos: Débora Ireno
Texto: Mirian Correa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM