quinta-feira, 2 de abril de 2015

Papa Francisco fala do Tríduo Pascal que tem início hoje

Durante a catequese desta Quarta-feira, 1º de abril, o papa Francisco refletiu sobre o Tríduo Pascal, que terá início, amanhã, 2, Quinta-Feira Santa com a Missa da Ceia do Senhor. Milhares de peregrinos acompanharam a catequese na praça de São Pedro.

Francisco explicou que o rito do lava-pés expressa o significado da Eucaristia como serviço a Deus e aos irmãos e que o Filho do homem, de fato, não veio para ser servido, mas para servir. “Se não nos aproximamos da santa Comunhão sem estar sinceramente dispostos a lavar os pés uns dos outros, não reconhecemos o Corpo do Senhor”, disse o papa.
Na Sexta-feira Santa, medita-se o mistério da morte de Cristo, com a celebração da Paixão e adoração da Cruz. “Nos últimos instantes de vida, Jesus disse: ‘Está consumado!’. Isso significa que a obra de salvação foi realizada. Com o seu sacrifício, Jesus transformou a maior injustiça em amor maior”, explicou Francisco.
Esperança na ressurreição
O Sábado Santo é o dia em que a Igreja contempla o “repouso” de Cristo no túmulo depois do martírio da cruz. É celebrada, também, a Vigília Pascal, marcada pela luz.
“Às vezes a escuridão da noite parece envolver a alma e pensamos tanto que já não há nada a fazer! E o coração sente-se sem forças para amar. Mas justamente naquela escuridão, Cristo acende o fogo do amor de Deus: uma centelha rompe a obscuridade e anuncia um início. A pedra da dor é abatida, deixando espaço à esperança. Eis o grande mistério da Páscoa!”
O papa Francisco disse, ainda, que Cristo venceu a morte. “Nossa vida não termina na pedra de um sepulcro, ela vai além, com a esperança. Como cristãos, somos chamados a ser sentinelas da manhã”, refletiu.
Ao final da catequese, o papa exortou os fiéis: “Queridos irmãos e irmãs, nesses dias do Tríduo Sagrado, não nos limitemos a celebrar a paixão do Senhor, mas entremos no mistério, façamos nossos os seus sentimentos, as suas atitudes. Assim, a nossa será uma ‘feliz Páscoa’”.  
Com informações e foto do News.va. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM