segunda-feira, 13 de abril de 2015

Adultos recebem sacramentos da iniciação cristã na Matriz de São Sebastião

Na noite de sábado, 11, na Matriz de São Sebastião, 19 adultos receberam o sacramento da iniciação cristã durante a missa das 19h30, celebrada pelo padre Daniel Ângelo. Dentre eles, duas jovens foram batizadas e todos foram crismados e fizeram a primeira eucaristia. O ritual do batismo e da crisma aconteceu logo após a homilia, quando os catecúmenos receberam os óleos de cada um dos sacramentos, sendo duas jovens também batizadas.

 
 
Durante a homilia, o padre Daniel comentou o evangelho do domingo, a celebração do Domingo da Misericórdia, em que Jesus aparece para os discípulos, à noite, no primeiro dia da semana, derramando sobre eles, a origem da Igreja, o Espírito Santo. Segundo ele, além de nos chamar a atenção para a importância do domingo para os cristãos, o evangelho vem mostrar que “somos chamados a ressuscitar com a vida, o testemunho, celebrando o dom do Espírito Santo, que nos conduz, nos tira do medo, da incerteza”. 

Em relação à iniciação cristã dos adultos, o padre Daniel destacou o papel dos padrinhos na vida dos afilhados, já que foram “pessoas escolhidas”; a importância dos sacramentos que ora recebiam, pois são “graça de Deus, do amor de Deus”; e o trabalho dos catequistas, “de conduzir as pessoas a Jesus, à Igreja”, disse o padre. 

Maria José Grossi é catequista de adultos e ao longo do trabalho de formação, que durou um ano, presenciou de perto o que o padre Daniel falou: “É um trabalho muito gratificante, pois em muitos casos, esses adultos voltam e passam a fazer parte da Igreja de maneira ativa. Alguns já estão inseridos em pastorais”, comenta.
 
 
Através da iniciação cristã de adultos, que existe na paróquia há 4 anos, pessoas de todas as idades, interessadas em receber os sacramentos do batismo, primeira comunhão e crisma, têm a oportunidade de fazê-lo, participando de um formação específica para suas idades. “Os adultos ficam mais à vontade e fazemos uma catequização diferenciada, com uma maior vivência da palavra, trabalhando textos bíblicos”, diz a coordenadora da Iniciação de Cristã de Adultos, Telma Maria Andrade Ferreira Guimarães. “Nosso lema é ‘Permanecei comigo’, então, nosso trabalho busca despertá-los a continuar na Igreja através de pastorais e movimentos”, afirma a coordenadora.












 Romário Mariano da Costa, de 22 anos, recebeu a primeira comunhão e a crisma. Ele era evangélico, mas há pouco mais de dois anos, ao conhecer a esposa, Maria Amélia Meira, começou a frequentar a igreja católica para acompanhá-la. “Casamos na igreja católica. Na época, o padre falou que faria nosso casamento e depois se eu sentisse vontade, poderia fazer a iniciação. Então, foi assim. No início eu vinha mesmo de companhia para minha esposa, mas logo depois senti vontade de procurar a iniciação”, lembra Romário, que hoje é devoto de Nossa Senhora Aparecida. Ao lado do marido, Maria Amélia mostra que não precisou falar ou insistir para que o marido buscasse os sacramentos: “eu percebia que ele vinha e não entendia muito bem o que estava acontecendo, mas eu nunca falei nada, tudo partiu dele”.

Texto: Daniele Ribeiro
Fotos: Mirian Correa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM