quarta-feira, 12 de março de 2014

PALAVRA DA COORDENADORA DA PASCOM

Débora Ireno Dias
Coordenadora da PASCOM – Paróquia São Sebastião

Hoje, o nosso blog alcançou a marca de 300 mil acessos. Este informativo virtual foi criado há quase sete anos para ser mais um instrumento de evangelização, junto com o Jornal FAMPAR, a fim de que nossa Família Paroquial pudesse se formar e informar sobre os assuntos da Igreja e da nossa comunidade.

E assim tem sido ao longo deste tempo: o blog tem servido não só para levar aos fieis assuntos sobre religiosidade, mas também para expor pensamentos, trabalhos realizados na nossa Paróquia e na própria Igreja relacionados à evangelização e assuntos diversos de interesse público. Além disso, tem sido um ponto de encontro da nossa Família Paroquial.

Acredito que, através do trabalho efetivo e afetivo que os nossos agentes da Pastoral da Comunicação têm feito, estamos atingindo o nosso objetivo maior: levar a Palavra de Deus a todas as pessoas, derrubando as barreiras que ainda existem para que Ele seja conhecido e reconhecido por todos os povos.

Termino deixando algumas palavras do Beato João Paulo II, que, na ocasião do Dia Mundial das Comunicações  do ano de 2002, escreveu sobre a importância da Internet como meio efetivo e auxiliar na Evangelização:

MENSAGEM DO PAPA JOÃO PAULO II PARA A CELEBRAÇÃO DO 36° DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

«Internet: um novo foro para a proclamação do Evangelho»

2. (...) Para a Igreja, o novo mundo do espaço cibernético é uma exortação à grande aventura do uso do seu potencial para proclamar a mensagem evangélica. 

3. A Igreja aproxima-se deste novo meio com realismo e confiança. Como os outros instrumentos de comunicação, ele é um meio e não um fim em si mesmo. A Internet pode oferecer magníficas oportunidades de evangelização, se for usada com competência e uma clara consciência das suas forças e debilidades. Sobretudo, oferecendo informações e suscitando o interesse, ela torna possível um encontro inicial com a mensagem cristã, de maneira especial entre os jovens que, cada vez mais, consideram o espaço cibernético como uma janela para o mundo. Portanto, é importante que a comunidade cristã descubra formas muito especiais de ajudar aqueles que, pela primeira vez, entram em contacto com a Internet, a passar do mundo virtual do espaço cibernético para o mundo real da comunidade cristã.

Numa etapa seguinte, a Internet pode oferecer também o tipo de continuidade requerida pela evangelização. Especialmente numa cultura desprovida de fundamentos, a vida cristã exige a instrução e a catequese permanentes e este é, talvez, o campo em que a Internet pode oferecer uma ajuda excelente. Na «Net» já existem inúmeras fontes de informação, documentação e educação sobre a Igreja, a sua história e a sua tradição, a sua doutrina e o seu compromisso em todos os sectores, em todas as partes do mundo. Assim é óbvio que, apesar de a Internet nunca poder substituir aquela profunda experiência de Deus, que só a vida concreta, litúrgica e sacramental da Igreja pode oferecer, ela pode certamente contribuir com um suplemento e um apoio singulares, tanto preparando para o encontro com Cristo na comunidade, como ajudando o novo crente na caminhada de fé, que então tem início. 

5. O fato de que, através da Internet, as pessoas multiplicam os seus contatos de maneiras até agora impensáveis, oferece maravilhosas oportunidades para a propagação do Evangelho. Todavia, é também verdade que as relações mantidas eletronicamente jamais podem substituir o contato humano direto, necessário para uma evangelização autêntica, porque a evangelização depende sempre do testemunho pessoal daquele que é enviado para evangelizar (cf. Rm 10, 14-15). Como é que a Igreja orienta a partir do tipo de contato que se tornou possível pela Internet, para uma comunicação mais profunda, exigida pela proclamação do Evangelho? Como edificamos sobre os primeiros contatos e permuta de informações, que a Internet tornou possível?

Não há dúvida de que a revolução eletrônica apresenta a promessa de grandes conquistas positivas para o mundo em vias de desenvolvimento; contudo, há também a possibilidade de agravar efetivamente as desigualdades já existentes, na medida em que aumenta o fosso da informação e das comunicações. Como podemos garantir que a revolução da informação e das comunicações, que tem na Internet o seu primeiro motor, atuará em benefício da globalização do desenvolvimento e da solidariedade humana, objetivos que estão estreitamente ligados à missão evangelizadora da Igreja? 

Vaticano, 24 de Janeiro de 2002, solenidade de São Francisco de Sales.
JOÃO PAULO II

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM