sábado, 8 de março de 2014

VIDA QUE SE PERDE, VIDA QUE É PERDIDA

Débora Ireno Dias
5 de março de 2014

Dias atrás participei da Santa Missa cujas intenções eram de 7º dia de um rapaz que tinha tirado a própria vida e outro cuja vida foi retirada. Histórias de vidas diferentes, unidas pela dor dos familiares que ali estavam.

Diante do ocorrido, fiquei pensando em quantos jovens não sofriam o mesmo destino Brasil afora, mundo afora, naquele momento. Infelizmente, aqueles dois jovens não eram os primeiros nem seriam os últimos da fila. Infelizmente, ainda haverá muitas famílias chorando a vida perdida de seus jovens. E de quem será a culpa? Muitos já escreveram sobre este assunto. Muitos ainda escreverão.

Vivemos numa época em que ter e ser é tudo: ter o melhor carro, o melhor emprego, a melhor nota, a melhor roupa, o/a namorado(a) mais linda, ter o corpo perfeito, a casa mais bonita, a melhor viagem, uma boa conta bancária; ser o mais inteligente, o mais esperto, o melhor filho(a)/marido/esposa/funcionário(a). Ser o primeiro porque ser o segundo já é derrota! Ainda há as preocupações com o pagamento das contas provenientes de uma busca por melhor qualidade de vida, melhor educação, melhor... melhor e melhor.

Acabamos, assim, por viver num mundo da ansiedade, onde tudo acontece ao mesmo tempo agora. Onde tudo tem que ser agora porque o depois já será tarde. E como ficam a cabeça e o coração do jovem nisso tudo? Como fica a vida de um ser que só está começando a viver sua história? Já começa pensando que a vida só vale se tiver... tiver... tiver....

Nós, adultos, também sofremos com essa ansiedade, com este mundo corrido que nós próprios criamos. E acabamos por transferir este sentimento para aqueles que ainda estão começando a sonhar. Talvez seja a hora de nos permitirmos respirar e também começarmos a sonhar. Talvez seja a hora de olharmos mais para os jovens e adolescentes, olhar nos seus olhos e ver o brilho que outrora tivemos. Talvez seja a hora de abraçá-los e, como o próprio Papa Francisco nos disse na JMJ Rio 2013, dizer a eles "não tenhais medo". Talvez seja a hora de nós mesmos não termos medo e desacelerarmos nosso coração, nosso pensamento e buscarmos uma vida mais calma, mais serena.


Talvez eu esteja certa, talvez não. Só em Deus teremos a resposta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM