terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Família - de geração em geração



Débora Ireno Dias


A religiosidade e a espiritualidade são alicerces imprescindíveis para as famílias. Seja no tempo de outrora, seja agora, pode-se perceber que nas famílias cuja espiritualidade é exercida e vivenciada pela maioria de seus membros, os problemas podem ser resolvidos de forma mais prática e mais rápida, com menos traumas e mais diálogos. Não que os problemas deixem de existir, mas quando a família vive sua espiritualidade em plenitude, o diálogo é facilitado. 


Pode-se notar isso nas cenas diárias dos folhetins televisivos: nas famílias onde há alegria, trabalho, honestidade, respeito pela opinião e espaço do outro, elogios, apoio um ao outro quando algo ruim acontece, há até certo “desconforto, barraco”, mas as coisas se ajeitam de forma a continuarem unidos. Já nas famílias onde impera ganância, mentira e sorriso falso, quando o caldo entorna, geralmente já não há solução. E assim as famílias vão se criando: ou na base do respeito, diálogo união ou à custa de sentimentos e atitudes que nada condizem com a espiritualidade. Não falo aqui de religião A ou B ou C, mas sim de algo que nos faz crer que a vida só será bem vivida se as pessoas que estão ao nosso redor também estiverem felizes.


Esse pensamento foi motivado ao ver, na celebração eucarística na Matriz São Sebastião dias atrás, tantos amigos de infância levando seus filhos para receber a Primeira Comunhão. Pais e filhos de mais dadas, caminhando juntos rumo ao altar da celebração. Aqueles sabem que ainda terão muitos tropeços pela frente, mas se estiverem unidos as estes – seus filhos – ambos conseguirão seguir caminhando, experimentando uma espiritualidade viva que passa de geração para geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM