sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A CARA DO PAI

Débora Ireno Dias

Dias atrás, assistindo ao programa da Fátima Bernardes (6 de fevereiro), vi uma reportagem que mostrava as semelhanças entre pais e filhos – físicas e psicológicas. A reportagem mostrava também um trabalho feito por um fotógrafo mostrando o quanto se pode ser mais igual aos pais do que se imagina.

Cresci escutando “você é a cara do seu pai”. E quem não escutou isso na vida?! É a cara do pai, da mãe, tem o jeito do avô, os cabelos da avó. Sempre nos acham parecidos com alguém da família e isso, em certa idade, principalmente na adolescência, causa um certo “irc”. O adolescente não quer ser parecido com ninguém, quer ser ele mesmo e pronto! E isso ficou claro na reportagem, quando uma adolescente disse não se reconhecer no rosto do pai. Quantas vezes não somos assim? Recusamo-nos a nos ver naqueles que nos precederam, por mais que as evidências nos mostrem o contrário.

Com o passar do tempo, porém, talvez pela maturidade, talvez pela proximidade que a idade nos traz, começamos a observar melhor os traços que nos compõem e podemos perceber o quanto nos parecemos – pais e filhos, marido e mulher que já estão juntos por longos anos. O jeito de um falar fica claro no jeito do outro, o olhar, o sorriso, o andar. Tudo vai ajudando na identificação pessoal de cada um com seu par, sua família. E, com o tempo, escutar “você é a cara do seu pai” não é mais uma “tormenta” e sim um elogio. Torna-se um elogio! E a partir daí, desejamos fazer as coisas de modo não a ser igual a ele, mas a demonstrar o carinho que temos por ele, por aquela pessoa com quem nos assemelhamos.

Ao pensar mais profundo, penso que Deus nos criou assim: a sua cara, ao seu jeito, a sua semelhança. Durante tempos, a gente esquece isso, e até mesmo rejeita. Mas a maturidade, os anos e seus acontecimentos nos permitem abrir os olhos e coração para percebermos que somo a “cara do Pai”. E quando isso acontece, o Espírito age sobre nós para podermos ser, pensar, agir como Jesus Cristo – Seu Filho – a fim de que o mundo, ao nos ver, veja também o Pai que está no Céu!

Eu sou a cara do meu pai! E quero ter atitudes de quem é filha do Pai!

Foto: Studio Vanessa Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM