sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

QUAL O SIGNIFICADO DO PEIXE PARA NÓS, CRISTÃOS?



A palavra IXΘΥΣ (peixe) é o acrônimo de Ἰησοῦς Χριστός Θεοῦ Υἱός Σωτήρ, que pode ser traduzido em Russo como: Jesus Cristo, filho de Deus, Salvador.


Curiosamente, o peixe era originalmente um símbolos pagãos da fertilidade. Na China, por exemplo, até agora este é um sinal de prosperidade e longevidade. Durante o Império Romano, os cristãos começaram a usar este sinal, dando-lhe novo significado.



O símbolo do peixe foi particularmente "popular" em tempos de perseguição. Ele não só aparece nas imagens murais, mas também se torna a marca de identificação. Se alguém estava a caminho de uma cidade para outra e estava esperando lá para encontrar seus companheiros crentes e ser admitido na Comunidade, pegava um peixe para ser reconhecido por ela. 



Os psicólogos falam de imagens de peixes, como um símbolo da verdade, velado na escuridão, como algo que quebra a luz. Isso é algo que se esconde os segredos, o sentido de ser sábio e hábil pescador tem de encontrar e descobrir.



Tudo isso nos leva à meditação, reflexão, que encontramos nos escritos dos pais de igreja tais como Tertuliano. O Apóstolo Pedro aparece diante de nós como um pescador e Jesus é a verdade, a luz que está em cada pessoa. As águas do batismo mergulham-nos na profundidade do que é a nossa verdadeira humanidade. Finalmente, vale a pena recordar as palavras do Evangelho dos Apóstolos como pescadores de homens.


Fonte: https://www.facebook.com/ofs.ru (página de irmãos franciscanos na Rússia) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM