Quaresma: tempo de intensidade na fé, recolhimento, mudança de vida e união comunitária
Padre Mauro Lúcio
Quando participamos das celebrações quaresmais, ficamos maravilhados com a sua riqueza litúrgico-espiritual. Se vivermos bem cada dia da quaresma, perceberemos que, a cada celebração, a liturgia nos preparará espiritualmente para celebrarmos os dias pascais com o coração mais suave, mais puro.
Não é difícil observarmos que as nossas comunidades parecem se reunir com maior fervor para celebrarem a sua fé, sofrendo com Jesus os momentos mais dolorosos de sua vida. Como que um véu de serenidade e humildade, o tempo quaresmal envolve os católicos numa forma pedagógica de clamar toda a humanidade à conversão e ao perdão. Isso faz da quaresma, para muitos, o melhor período do Ano Litúrgico. As leituras, os salmos e os cânticos quaresmais são essenciais para nos ajudar a compreender a mística deste tempo.
Quero, portanto, encorajar as nossas equipes de liturgia e os nossos grupos de canto a viverem, este ano, o tempo quaresmal com muita sobriedade, evitando todo excesso de barulho. As missas deste período devem ser mais leves e orantes. É tempo de espera; espera pela ressurreição de Jesus Cristo, graças a qual ressuscitaremos (Cf. Jo 11,25; Cl 3,1). Evitem muito instrumento. Usem violão, teclado e voz. Só isso basta. Pandeiros, timbas, palmas, baterias ficarão de férias durante 40 dias. Eles são úteis no tempo da Páscoa e do Natal.
Ressalto que não estamos de luto, mas reflexivos, recolhidos, buscando a conversão para nossa vida.
Os objetivos das celebrações litúrgicas quaresmais, em resumo, são três, a saber:
- Intensificar a fé e o recolhimento dos fiéis.
- Reanimar o espírito de mudança de vida, renovando os propósitos de santidade.
- Promover e enriquecer a vida comunitária dos fiéis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM