sexta-feira, 3 de outubro de 2014

UM MÊS COR-DE-ROSA



Por ser culturalmente associada ao universo feminino, a cor rosa ganha as ruas e as rodas de discussão através do Outubro Rosa.  O movimento popular vem se espalhando desde a década de 1990 por todo o mundo a fim de chamar a atenção das mulheres para a importância do autoexame da mama, já que ele é capaz de proporcionar um diagnóstico precoce, fundamental na cura do câncer de mama. 
Segundo o site do Centro de Atenção Integral da Saúde da Mulher (Caism – Unicamp), o movimento, que é internacionalmente conhecido e comemorado em todo mundo, começou nos Estados Unidos. No Brasil, além de ações que estimulam o autoexame e a realização de mamografias, intensificadas a partir de 2009 e realizadas por entidades e empresas relacionadas ao câncer de mama, a iniciativa já iluminou monumentos como o Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera) e a Fortaleza da Barra, em São Paulo; o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro e outros em várias cidades brasileiras.

Iniciativa que se justifica em números

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres. Pode atingir também os homens, mas em incidências bem menores. Apesar das elevadas chances de cura, sobretudo a partir do diagnóstico precoce, o Inca, através de informações publicadas em seu site oficial, afirma que “as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados”. 
A diferença entre às taxas de incidência da doença nas regiões do Brasil é registrada pela Sociedade Brasileira de Mastologia através da taxa bruta, ou seja, o número de casos para cada 100 mil habitantes. Segundo o site da entidade, na região sudeste essa taxa é de 64.54 casos/100mil mulheres, a maior entre as regiões brasileiras. Conforme a sociedade, as “diferenças provavelmente são decorrentes do fato já conhecido de quanto maior o desenvolvimento da região maior a incidência de câncer de mama. Isto reflete uma sociedade mais industrializada com consumo cada vez maior de uma alimentação inadequada, excesso de peso e talvez estresse”.

Em Barbacena, acontecerão algumas ações referentes à campanha contra o câncer de mama. Mais informações nas unidades básicas de saúde perto de sua casa.

Auto-exame: essencial para a prevenção do câncer de mama

WRun/saúde e bem estar

Fontes:

Site do Instituto Nacional do Câncer (Inca):

Site da Sociedade Brasileira de Mastologia:



Daniele Ribeiro 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM