quinta-feira, 2 de outubro de 2014

AINDA EXISTEM ANJOS?


       “Vou enviar meu anjo à sua frente para te    proteger...” 
                                                                                       Ex. 23,20-21
   
Reprodução Internet


Dia dois de outubro a Igreja celebra o dia dos anjos da guarda. Quando criança, ouvimos muito falar de anjos e eles constituíam uma realidade concreta para nós. Depois, crescemos, tornamo-nos “cultos”, conhecedores da tecnologia moderna, e contaminados pelo materialismo avassalador que domina o nosso tempo, os anjos acabam se tornando fantasias, coisas para crianças. Entretanto, será que esta postura do homem moderno destrói a realidade angélica? Será que, por negarmos a existência de um elefante, ele simplesmente desaparece e deixa de existir? Por sermos incapazes de, com nossos ouvidos e nossos olhos, percebermos as ondas hertzianas e os raios cósmicos que percorrem todo o espaço que nos cerca, proporcionando-nos energia, luz e calor, juntamente com as imagens captadas pelos televisores, podemos afirmar que não existem? Ora, como admitir os efeitos sem as causas? Vale lembrar que os anjos são anteriores a existência do homem.

No CIC – 328, encontramos a afirmação: - A existência dos seres espirituais, não-corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade de fé... - Eles são mencionados, pela primeira vez na Bíblia, no Gênesis, livro da criação do mundo, em 3,24. Também, em Êxodo, 23,20-21, com uma forte citação, definindo suas funções: - “Vou enviar o meu anjo à sua frente para te proteger... Respeita-o, ouve a sua voz, não lhe desobedeças...” – Assim como no Antigo Testamento, também no Novo testamento, inúmeras são as referências quanto ás aparições e manifestações desses seres espirituais.

A palavra “anjo” vem do grego “angelos”, e significa mensageiro, enviado. São espíritos (puros espíritos) bem aventurados, criados por Deus para eternamente o louvarem e prestarem ajuda aos homens. Entende-se por “espírito” aquilo que não é corpo, nem tem matéria, nem parte divisíveis, nem pode ser percebido pelos nossos sentidos. Mas é um ser vivo com entendimento, liberdade e vontade.

No Concílio Lateranence (1.215) foi definida claramente a existência dos anjos ao se afirmar que Deus criou duas espécies de seres, os espirituais (anjos) e os corporais (homens), reafirmando assim a carta de São Paulo aos Colossences (1,16) onde ele diz terem sido criações de Deus, todas as coisas visíveis e invisíveis. Nesta mesma carta, São Paulo apresenta a hierarquia angélica: Tronos, Dominações, Principados e Potestades. Concluindo, diz o apóstolo: “tudo foi criado por Ele e para Ele”.       

Portanto, os anjos são uma realidade concreta, e aceitar sua existência é abrir as portas para receber toda cooperação de seres que são puro amor e estão prontos a reparti-lo conosco. Como temos tratado o nosso custódio, o nosso anjo da guarda, que está sempre pronto a nos inspirar, alertar e proteger dos perigos em nossa jornada neste mundo? Temos sido gratos a ele pelo serviço prestado a Deus junto de nós? Temos-lhe dado espaço em nossa vida?
                                                                           
 Ladislau Ireno Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM