quinta-feira, 2 de outubro de 2014

FÉ E POLÍTICA



Reprodução Internet

Segundo o filósofo Aristóteles, o homem é um animal político, afinal de contas ninguém consegue viver fora de uma comunidade, nós precisamos uns dos outros e também da natureza. E toda sociedade tem um objetivo final, que é o bem comum para todos os seus.

Jesus foi um homem extremamente político, se sensibilizou com a barbárie alheia, pregou a não violência, a busca incessante pelo amor mesmo entre inimigos, não foi submisso e encorajou àqueles que são oprimidos pelos ditos “superiores”. E todos nós, cristãos, sabemos de tudo isso, como podemos então buscar viver como Jesus viveu e ignorar as questões políticas à nossa volta?

Diariamente sofremos com corrupção, vemos o nosso povo passando necessidade, nossas cidades abandonadas e tudo isso parece passar despercebido. Se aproximam as eleições, e nos envolver com responsabilidade e compromisso é um dever, como bem nos alerta o papa Francisco: 


“Envolver-se na política é uma obrigação para um cristão. Nós, os cristãos, não podemos fazer como Pilatos e lavar as mãos, não podemos! Temos que nos meter na política porque a política é uma das formas mais altas de caridade, porque busca o bem comum. A política está muito suja, mas eu pergunto: "Está suja porquê?". Por que os cristãos não se meteram nela com espírito evangélico? É a pergunta que faço. É fácil dizer que culpa é dos outros... Mas eu, o que faço? Isto é um dever! Trabalhar para o bem comum é um dever do cristão!"

Ana Bárbara Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM