quarta-feira, 1 de outubro de 2014

AS ELEIÇÕES E O MOMENTO POLÍTICO



Reprodução Internet


       O momento que vivemos, exige de cada um de nós brasileiros uma postura responsável em resposta às tristes realidades que nos cercam. Estimuladas pela impunidade, o ambiente de violência e sucessivas denuncias de corrupção, levam ao descrédito a classe política e administrativa. As eleições aí estão. É a nossa oportunidade de fazermos a mudança. Considerando que cada indivíduo pode ser potencialmente uma força transformadora da sociedade para o melhor, não deve abrir mão desse direito sagrado proporcionado pela democracia: o do voto livre e consciente.  Apesar de grande parte de nossos políticos e administradores públicos não merecerem nossa confiança, não devemos nos esmorecer em nossa luta por melhores opções.



      Dias atrás, numa enquete pela TV, constatou-se que grande parte de jovens e até mesmo adultos, frustrados com os tristes fatos que diariamente vem à tona, disseram que não votariam em ninguém. Ora, se nos omitirmos, como vamos mudar essa situação? Claro que cada pessoa tem o direito de fazer o que quer. Mas se omitir, jogando nas costas de outros uma responsabilidade que é também sua, o de ajudar a escolher o que é melhor para todos, é um ato de covardia. Cada eleitor deve assumir seu direito do exercício de cidadania votando com responsabilidade, não deixando somente por conta dos outros o cumprimento desse dever: o de construir um Brasil melhor. Se as opções que temos não nos satisfazem, é preciso que tenhamos humildade reconhecendo que nenhum de nós é perfeito. Podemos escolher dentre os piores os menos problemáticos. Essa é a nossa oportunidade de tentarmos mudar o Brasil para o melhor. É preferível tomarmos uma atitude arriscando errar para acertar, do que, por omissão arriscarmos cometer um grave erro com prejuízo para todos.   



       Ressoam ainda em nossos ouvidos, as palavras do papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio: - “Jovens e idosos, não se calem. Façam uma revolução na defesa dos valores e dos seus direitos!” E ainda, recentemente em visita à Albânia, cuja população muito sofreu durante a dominação do regime soviético, e ainda sofre as conseqüências do passado, ele colocando em prática a teologia do encontro, afirmou: - “Vocês não estão sozinhos em sua luta!” – Essas exortações valem também para nós brasileiros.  Este é o momento do encontro de todos nós para lutar por um mesmo ideal: a construção de um país melhor para nossos filhos e netos. É o momento de refletirmos sobre nossa responsabilidade, de avaliarmos o que temos visto e vivido, para melhor agirmos.  Para tanto, não devemos ter medo da verdade! Que Deus nos inspire a votarmos com dignidade, bom senso e desapego de interesses pessoais, com o olhar voltado para o futuro.



      Os problemas que afetam o mundo de hoje se agigantam. E o Brasil, dentro do contexto global, não está imune. Os líderes mundiais se sentem impotentes na busca das soluções. Faz-se necessário que, nós brasileiros, através do voto responsável, nos unamos para estruturarmos melhor nosso país, para não sermos vítimas das nossas más escolhas, como vem acontecendo já há algum tempo. Não podemos ser coniventes com os erros. Tenhamos coragem para mudar! Não nos omitamos. Que Deus nos ajude!

                                                                                                    Ladislau Ireno Filho
  
                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM