quinta-feira, 16 de outubro de 2014

BREVE REFLEXÃO SOBRE A "EXORTAÇÃO APOSTÓLICA"

                                       EXORTAÇÃO APOSTÓLICA
                              EVANGELII GAUDIUM
                        A ALEGRIA DO EVANGELHO

Reprodução Internet

              Nossa reflexão para outubro, mês das missões:
      a Paróquia, fonte geradora de missionários para a Igreja.

  Tudo o que consta nesse valioso documento lançado pelo nosso papa Francisco, renova em nós o espírito missionário, nos motiva e ao mesmo tempo nos dá pistas para uma nova evangelização em atendimento às realidades que nos cercam no mundo de hoje. 

    Cada parágrafo da Exortação é riquíssimo para avaliação dessas realidades e cheio de propostas para o nosso agir como agentes de uma Igreja evangelizadora e transformadora dos ambientes. 

    Porém, chama-nos especial atenção no cap. 1º-, o parágrafo 28 da página 26, que faz referência sobre a paróquia, fazendo-lhe justiça, afirmando que a mesma não é uma “estrutura caduca”. “Que a paróquia é presença eclesial no território, âmbito para escuta da Palavra, o crescimento da vida cristã, o diálogo, o anúncio, a caridade generosa, a adoração e a celebração”. 

    De fato, é na paróquia, Igreja Doméstica, é que surgem os variados movimentos, as vocações sacerdotais e religiosas, as pastorais e outras atividades, que atuam nas diversas comunidades sob seus cuidados. 

    A paróquia é o “Núcleo” que irradia para as comunidades sob seus cuidados, e para além delas, a evangelização, a caridade estruturada na Palavra de Deus. Diz o documento: “É na paróquia que se forma os membros para serem agentes de evangelização. A paróquia é comunidade de comunidades, santuário onde os sedentos vão beber para continuarem a caminhar, centro de constante envio missionário”.

    Portanto, a paróquia é fonte geradora de energia missionária da Igreja.  

    Nosso saudoso papa João Paulo II, em uma de suas visitas ao Brasil disse: “Sejamos gratos a Deus por pertencermos a esta e não àquela paróquia!”
       
  O que temos feito pela nossa paróquia? Que Deus a proteja e a todos os que nela trabalham. Amém!
                                                                         
 Ladislau Ireno Filho
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM