quinta-feira, 7 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER



Ser Mulher: dom de Deus
Débora Ireno Dias

Tu és divina e graciosa
Estátua majestosa
No amor!
Por Deus esculturada
E formada com ardor...
” (Rosa, Marisa Monte)

Nossa música brasileira está repleta de versos dedicados à mulher. Também as artes plásticas retratam-na das mais diversas formas e cores, desde a famosa Mona Lisa até as pinturas e esculturas das matriarcas de nossas famílias.

O que dizer dos textos sagrados com relação às mulheres? Certa vez, comprei um livro intitulado “Mulheres na Bíblia” (autoria de John Baldock, editora M.books) e fiquei fascinada por tantas personagens femininas e por suas atitudes ao longo dos tempos. De Eva à Esther, Sara, Rute, Raquel e Débora – e outras de quem não vemos seus nomes tão assiduamente –, podemos perceber o quanto as mulheres dos tempos antigos lutavam para unir sua família, seu rebanho, manter seus valores dentro do que era considerado ético para aquela época (antes de Cristo, Antigo Testamento).

Já na Era Cristã, a partir de Maria de Nazaré e tantas outras “Marias” que surgiram à medida que Cristo ia se apresentando nas comunidades, percebemos que é constante nas mulheres o sentimento de acolhida, de servir ao próximo, mantendo a união dentro das comunidades com o sentimento de companheirismo e organização. Há, também, ao contrário, exemplos de mulheres que dispersavam, impunham suas ordens e seus caprichos, tinham atitudes em que nada lembravam as Mulheres Santas.

Podemos afirmar, sem qualquer receio, Maria como o reflexo da divindade e da graciosidade de toda mulher – como nos aponta a música acima. De igual modo, podemos afirmá-la como a união de todos os sentimentos, porque certamente em seu coração havia medo – talvez até algumas dúvidas –, mas havia principalmente amor e obediência a Deus, amor ao próximo... Mesmo quando este fazia mal ao Seu Filho, havia humildade, silêncio e oração.

Que neste Dia Internacional da Mulher, saibamos enxergar nas Mulheres Santas e, principalmente em Maria, o que devemos ser e fazer em nossa vida. Que saibamos seguir seus passos, deixando de lado os nossos caprichos e egoísmos. Sejamos também nós – mulheres modernas e pós-modernas – Mulheres Santas, que levam amor, organização, união e alegria por onde passarmos.

Deus e Maria protejam cada uma de nós! Sempre!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM