domingo, 31 de março de 2013

Vigília Pascal – a maior de todas as vigílias, a celebração da vitória



“Ó noite de alegria verdadeira, que une de novo o céu à terra inteira”. 

A Igreja celebrou na noite de sábado a sua festa maior e mais bela – a Vigília Pascal, a Ressurreição de Jesus Cristo. É a festa mais importante da Igreja Católica – e também para outras igrejas cristãs, pois celebra a vitória da vida sobre a morte, sobre o pecado. É uma cerimônia tradicional cheia de rituais que fazem memória à história do Povo de Deus e do amor de Deus pelo seu povo.

A vigília tem início com a igreja às escuras, lembrando a morte, a escuridão dos três dias antes da Ressurreição. À porta principal da Matriz de São Sebastião, Padre Mauro procedeu à bênção do fogo novo – feito lascando-se duas pedras – com o qual foi aceso o Círio Pascal. Este, por sua vez, significa a Luz de Cristo, Aquele que ressurgiu dentre os mortos. À medida que o sacerdote foi passando pela igreja, as velas dos fieis foram acesas, no sentido de que Jesus é a luz, Ele ilumina cada um a cada dia. 

E com as velas acesas, cantou-se a proclamação da Páscoa, um hino de louvor a Deus, este mesmo Deus que, conforme as leituras do Antigo Testamento proclamadas durante a vigília criou tudo e todos sobre a terra, salvou seu povo da escravidão, mostrou-se Pai amoroso.

Ao entoar-se “Glória a Deus”, as luzes se acendem, e a alegria preenche a igreja, pois pode-se proclamar “Cristo Ressuscitou! Aleluia”. 

Na homilia, Padre Mauro ressaltou que a Ressurreição de Cristo encoraja a cada um a fazer o bem. Que este ocorrido não é entendido pela Ciência, mas pela fé de cada cristão. Falou ainda que cada um deve se aproximar da Luz – que é o próprio Cristo – para ser luz na vida dos irmãos. “Do túmulo hoje, nós saímos com Jesus Cristo também vitoriosos. Ao longo da nossa caminhada, nos momentos mais difíceis, lembremos que Deus pode mais”, disse ao encerrar sua pregação.

Após, procedeu-se a bênção da água, que será usada nos batizados ao longo do ano, a aspersão do povo com a água benta, a renovação das promessas do Batismo e, ao final, a Comunhão. 

Ao contrário dos dias anteriores, os fieis, não mais em silêncio, mas agora com o coração batendo forte de alegria, retiraram-se desejando uns aos outros votos de feliz Páscoa.

Também nós da PASCOM – Pastoral da Comunicação da Paróquia São Sebastião – desejamos a cada um de vocês, nossos leitores, UMA FELIZ VIDA NOVA EM CRISTO! 

Abaixo, a transcrição da homilia de Padre Mauro:
“Alegrai-vos no Senhor, repito, alegrai-vos. O Senhor ressuscitou verdadeiramente e apareceu aos seus para encorajá-los na prática do bem.
Pedro correu, foi ao túmulo e viu apenas os lençóis, e voltou para casa admirado. A Ciência não entende a Ressurreição, mas nós, pela fé, entendemos. O Senhor ressurgiu, aleluia! A Sua ressurreição nos enche de alegria e esperança, nos motiva a amar, nos faz luz na vida dos outros.
Nesta noite santa, aproximemo-nos da luz para sermos luz em todos os lugares. Aproximar-se de Jesus Cristo para sermos outro Cristo na vida daqueles que sofrem e que estão à Sua procura, principalmente os jovens santos, que tanto têm sofrido mazelas neste mundo, em nossa comunidade.
Tenhamos a presença do Cristo ressuscitado, o tenhamos no coração, porque ninguém oferece o que não tem. Só oferece luz quem está próximo da luz, da força do Ressuscitado.
Família Paroquial, o mundo seria outro, as famílias suportariam as cruzes com mais ternura, os jovens caminhariam por caminhos certos e justos, nossas igrejas não estariam tão cheias de pessoas vazias se estivéssemos mais pertos da Luz.
Vamos ao túmulo para mais uma vez celebrarmos que Deus pode mais, que o projeto do Pai vence a brutalidade dos poderosos, para não sermos túmulos caiados, belos por fora, podres por dentro.
O que seria de Barbacena sem luz? Nossas cidades? Nossa comunidade? E um cristão sem a luz do Ressuscitado? Andaria sem norte, sem sonhos pelas estradas da vida. É impossível viver sem fé, sonho, família. A Ressurreição nos traz vida, esperança, força, fé, coragem. Deixemos que a luz da Ressurreição de Jesus Cristo nos ilumine e caminhemos como irmãos de fé.
Olhemos para o horizonte, com os pés firmes em terra, esperando pela nossa Páscoa definitiva, pois nossa alma tem sede de Deus!”




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM