sábado, 30 de março de 2013

Sexta-feira Santa - Paixão e Morte do Senhor Jesus



Celebração da Paixão e Morte de Jesus – celebração do amor

Sexta-feira Santa é dia de recolhimento, oração, reflexão sobre o ato maior de amor de Cristo pela humanidade. É o único dia em que não se tem missa, tem-se a Ação Litúrgica, às 15h, onde são relembrados os últimos momentos antes da morte de Jesus. Na Paróquia São Sebastião, a liturgia ficou a cargo da Comunidade São Domingos de Gusmão e na música teve-se o Coral São Pio X. 

Na homília feita pelo Diácono Adelson Clemente, falou-se sobre a Cruz que é ponto de chegada para os homens, mas ponto de partida para Deus. Para o homem é o fim, mas para Deus é o início. Fim de uma vida escrava e decaída, princípio de libertação. Lembrou aos fiéis que a Sexta-feira Santa é o dia da Santa Cruz, é o dia da cruz de cada um. 

Após a homilia, procedeu-se a oração universal, distribuição da Comunhão e a Adoração à Santa Cruz, numa referência ao martírio de Jesus. 

E todos se retiraram em silêncio, apenas em oração. 

Abaixo, a transcrição da homilia.
“Aquele que não crê, vê na cruz o sinal do sofrimento e o símbolo da dor, mas para nós cristãos ela é mais do que isso, ela é vitória. Vitória da luz sobre as trevas, da vida sobre a morte. Cruz é salvação. A cruz faz parte da nossa vida. Não há cruz sem Cristo, não há vida sem cruz. Todos nós temos a nossa cruz, devemos amar a nossa cruz, pois foi numa cruz que Jesus se entregou e morreu por amor a cada um de nós. Jesus disse que aquele que o quiser seguir renuncie a tudo, pegue a sua cruz e o siga. Essa cruz é oferecida por todos nós, com ela chegamos a Cristo. Não devemos ficar presos à morte de Jesus, pois o mais importante está por vir, que é a Ressurreição. Devemos trazer para a nossa vida não o Cristo crucificado, mas o Cristo vivo, para que Ele nos ensine o verdadeiro caminho a seguir.” 

Niuzeth Matos e Valéria Mattos - PASCOM - Paróquia São Sebastião







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM