domingo, 24 de março de 2013

DOMINGO DE RAMOS - Celebração da obediência de Jesus Cristo a Deus


      A Igreja Católica inicia hoje, com o Domingo de Ramos, a Semana Santa, a sua caminhada para a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor.
      Na Paróquia São Sebastião, centenas de fieis participaram da litúrgica procissão de ramos, que se iniciou no pátio do Colégio Imaculada Conceição e foi em direção à Matriz de São Sebastião. Ao chegar à matriz, muitos ali já esperavam para a continuação da Santa Missa. Padre Mauro, num gesto acolhedor, convidou todos os jovens – hoje é o Dia Mundial da Juventude – para se sentarem no santuário, ladeando o altar. As crianças ali também se posicionaram numa atitude de quem, desde cedo, já deseja estar próximo de Deus.
     Em sua homilia, Padre Mauro destacou alguns pontos que devem nortear a nossa Semana Santa: o povo que saudava Jesus Cristo e depois o traía, pedindo sua crucificação; a obediência de Jesus para fazer a vontade do Pai; a fidelidade na liberdade para obedecer a Deus; a juventude que tem respondido ao chamado de Deus.
Abaixo, a transcrição da homilia:
“Iniciamos a trajetória para a Páscoa do Senhor Jesus caminhando com Ele e seus discípulos para Jerusalém, o povo o saudava, povo feliz por acolher o Messias esperado. Mais tarde, este mesmo povo dizia “crucifica-o”. Como mudam de opinião! Que mal Ele fez para ser rejeitado e condenado em tão pouco tempo? Antes, bendito. Agora, nós o traímos. Por que o fazemos? Falta-nos a clareza da fé? Falta-nos um projeto de vida? Qual o seu projeto de vida? Seu sonho? Quem não tem resposta para esta pergunta, vive solto, perdido e se deixa levar por quaisquer promessas falsas, mentiras. Jesus Cristo sabia, Ele veio para nos salvar. Esta era sua meta, seu projeto e sonho. Ele sabia aonde queria chegar e por isso não vacilou. Foi fiel ao Pai. Servo sofredor, servo fiel.
     O domingo da Paixão do Senhor é a celebração da obediência de Jesus Cristo ao Pai. Obediência madura, na liberdade. Eu, Padre Mauro, me pergunto: “eu tenho sido obediente a Deus? Eu tenho entendido qual a proposta de Deus em minha vida? Tenho respondido a Ele ou tenho me desviado da minha meta? ”E esta pergunta cabe a cada um de vocês também. “O meu alimento é fazer a vontade do Pai”, dizia Jesus Cristo, e esta é a sua mística – fazer a vontade do Pai. Quem faz isto encontra força e sustento para a vida. O que sustenta a nossa vida? Quando passamos por problemas, sejam quais for, o que nos tem sustentado, onde pomos a nossa esperança? Somos obedientes a Deus? Obediência a Deus em todos os momentos. Fidelidade na liberdade e não medo de Deus nos castigar. Deus não se vinga, não castiga. Por Ele devemos ter amor e respeito.
     Quantas vezes rejeitamos a Palavra de Deus por fazermos nossos desejos. Precisamos de vigilância e firmeza na fé e oração. Qual a mística que sustenta seu casamento, sua vida, sua missão, sua vocação? Nossas escolhas têm que ser para fazer o bem. Muitas vezes rezamos e traímos. Tem coisa na nossa vida que precisa ser mudada. Para isso, coragem, força espiritual e força física são necessárias. Este é o tempo de conversão, renovar-se espiritualmente.
     Hoje, a Igreja celebra o Dia Mundial da Juventude. Somos uma paróquia abençoada pela presença de muitos jovens que, desde cedo, contaram com o pai e a mãe para lhes educarem na vida cristã. E hoje estes jovens seguem livremente os passos de Jesus Cristo. Agradecemos a Deus pelos jovens de nossa paróquia que já assumem a missão, que eles continuem dizendo como o Profeta Isaías “Eis-me aqui, Senhor, envia-me”.
     Agradecemos também a Deus pelo Papa Francisco, que tem se revelado próximo de Jesus Cristo através dos seus gestos de simplicidade. Surge um novo tempo na Igreja, um homem que tem um carinho especial pelos pobres. Uma Igreja simples, é assim que queremos seguir e sermos obediente ao nosso Papa, ao nosso Deus.”

















Colaborou: Débora Ireno Dias - PASCOM/Paróquia São Sebastião


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM