quinta-feira, 28 de março de 2013

Quinta-feira Santa - início do Tríduo Pascal



“Eis que vos dou um novo mandamento…”


Na noite de quinta-feira, Noite Santa, como disse Padre Mauro, celebrou-se a cerimônia do lava-pés e a instituição da Eucaristia na Matriz de São Sebastião.


A celebração contou com o Setor Juventude na animação, onde centenas de fiéis lotaram a igreja a fim de, em oração, preencherem seus corações. 


Padre Mauro referiu-se à juventude em quase totalidade da missa, mostrando o quanto tem apoiado os jovens em suas iniciativas dentro da paróquia. “Hoje a juventude está ocupando o lugar dos apóstolos, dizendo igual ao jovem profeta Isaías – Eis-me aqui, Senhor. Envia-me!”, dizia ao iniciar a celebração.


Após o Evangelho, procedeu-se a cerimônia do lava-pés. Padre Mauro disse que Jesus lavou os pés dos discípulos e Pedro não entendeu o significado especial deste ato. “Hoje, dizia ainda, nós queremos entender este gesto e estarmos unidos ao Papa Francisco que, nesta tarde lavou os pés de jovens detentos. Ressalto isso para engrandecer seu gesto de humildade – homem poderoso foi ao encontro dos detentos num gesto gratuito, sem nada esperar em troca”. 


Ao continuar sua falar, Padre Mauro mencionou os jovens que participaram do lava-pés: “Nossa paróquia tem jovens estudantes, trabalhadores, sonhadores para eu lavar seus pés. Lembrando o que a Igreja nos diz em seus documentos – o jovem é um lugar teológico – cujo significado nos leva a ver que é no jovem que encontramos Deus. Em unidade com a Campanha da Fraternidade deste ano, que nos recorda o jovem profeta Isaías, jovem que ouviu o Senhor e respondeu ao Seu chamado, e também unidos à Jornada Mundial da Juventude, que nos pede “Ide e fazei discípulos em todas as nações”, convidamos estes doze jovens que estão representando a todos. A Igreja precisa da juventude para mostrar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, já nos dizia o Papa Emérito Bento XVI.”


Padre Mauro lavou os pés de doze jovens – trabalhadores, estudantes, viciado em drogas, músico, mototaxista, portador de deficiência – cada um representando uma realidade da juventude de nossa comunidade, da nossa realidade.


Em sua homilia, Padre Mauro falou do chamado que Jesus faz a cada um de nós, da forma como nos olha nos olhos. Falou também da juventude da Paróquia São Sebastião, o trabalho que é feito junto aos jovens e sobre o significado da Eucaristia do lava-pés para os dias de hoje. 

Ao final da comunhão, o Santíssimo foi levado à Capela, onde ficou exposto para adoração até a zero hora. E a partir daí, fez-se o silêncio...


Abaixo, a transcrição da homilia:

 “Jesus passou por diversos lugares em sua época e hoje Ele continua a passar por todos os lugares, nos olhando e dizendo – vem e segue-me, sem fazer discursos ou promessas. Pela força da Sua Palavra, Ele penetra no coração dos chamados e estes O seguem. Nesta noite, recordamos o Cristo que nos visita, conhece, ama, nos valoriza do jeito que somos. Ele nos convida a sermos seus amigos pela oração, pela vivência da Palavra e pela participação na Eucaristia por Ele instituída. 


Receber a Eucaristia é estar em união com o Seu projeto. E qual o projeto de Jesus Cristo? E onde enxergamos este projeto acontecendo? Onde nós entramos em comunhão com Jesus Cristo? “Comungar é tornar-se um perigo”, já nos diz uma canção, e comungar não é apenas tomar uma fração do pão, mas é comprometer-se! 


O que é hoje atualizar o gesto de Jesus ao lavar os pés dos seus amigos? O Senhor lavou os pés dos seus servos, seus amigos, e eu penso que lavar os pés é estar ao lado da pessoa, fazer feliz nem que seja por um instante, devolver a vontade de viver, dar esperança, acolher. Como atualizar o gesto de Jesus Cristo na nossa Cidade das Rosas, na Família Paroquial, na nossa família? O que é servir? Pedro não entendeu; eu entendo? Se entendo, eu pratico? Ou meu orgulho me faz um cristão alheio aos irmãos e seus sofrimentos? Eu entendo este gesto do lava-pés e entro neste projeto de Jesus ou sou alienado? Jesus nos quer livres de toda a opressão. Por isso, se não entendo o gesto, não entendo a Eucaristia. 


Para lavar os pés, precisamos de fé, não só a coragem e a força física. E a força espiritual encontramos na oração e na Eucaristia. E o maior problema nosso de hoje é não ter tempo. E não se tem tempo para rezar, para entrar em comunhão com Deus, para lavar os pés dos irmãos, e acabamos por romper com Deus.


Lavar os pés hoje é colocar-se ao lado da juventude? Temos uma juventude explorada, vítima das drogas, da falta de oportunidade para estudar e trabalhar em nossa cidade. Nossos jovens têm que sair de casa para conseguir oportunidade, podem, nisso, se afastar dos pais, da convivência em família e acabar se perdendo pelo mundo afora. Lavar os pés é pedir justiça para nossos jovens, é amar nossa juventude escutando-a. E a partir dessa escuta, apresentar-lhe o projeto de Jesus Cristo. Nossos jovens são bons, temos muitos jovens santos em nossa paróquia, e talvez seus pais nem o saibam. Eu sei porque eu os escuto. A maior riqueza da nossa paróquia está na juventude, e eu espero que esta riqueza não se perca. Deus ama a juventude!


Nesta noite santa, em que Jesus instituiu a Eucaristia, como é bom saber que Ele nos surpreendeu com Seu gesto de amor. Baixar as armas, diminuir a violência, acabar com a guerra. A força do amor pode mais!


Nesta noite santa, em que Jesus instituiu o Sacerdócio, agradecemos por tantos padres santos de nosso País e fora dele, que levam a Boa Nova a todos, sem distinção. Rezemos por todos os padres, para que nós – sacerdotes – continuemos fiéis ao projeto de Cristo.

O rosto de Deus é jovem também! “




Débora Ireno Dias - PASCOM - Paróquia São Sebastião










Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM