segunda-feira, 8 de julho de 2013

Cidadãos do presente preparando o futuro



Débora Ireno Dias


Há cerca de trinta anos, viu-se, não só no Brasil, mas também em diversos países, milhares de jovens que se uniam lutando pela liberdade, pelos direitos humanos, pela possibilidade de se viver numa democracia. Era a época da ditadura militar. Há vinte e um anos, viu-se novamente no Brasil milhares de jovens indo às ruas pedindo punição para os corruptos, resultando no impeachment de um Presidente da República e num olhar diferenciado sobre aqueles que se mostraram dispostos a lutar pela democracia, pela ética e pela moral.


O mundo mudou rápido. A globalização e, principalmente, os meios de comunicação, permitiram que tudo e todos se aproximassem. Sabe-se de tudo o que acontece ao redor do planeta em questão de minutos. Os jovens acabam tendo a possibilidade de ver que os acontecimentos de lá podem ser semelhantes aos de cá, e que as soluções para os problemas daqui podem ajudar lá.


Assim, no âmbito social, é comum ver a juventude atuando efetivamente na busca pela solução de problemas. Um bom exemplo são as diversas feiras de Ciências realizadas nos meios acadêmicos com uma gama de possibilidades para se proteger o meio ambiente.


Por outro lado, vê-se crescente a cobrança pela participação da juventude no âmbito político, no sentido de se integrarem ao que acontece na sua comunidade. Antes, havia um maior interesse pela política como um todo. Hoje, podemos ver reacender nas ruas de praticamente todo o nosso País a chamada “cidadania”, o desejo de ver o Brasil andar de novo – ou a partir de agora – por um caminho que nos leve a ter os direitos respeitados, a ter os deveres dos governantes sendo observados e, acima de tudo, praticados em prol de uma sociedade mais justa.


É dever das escolas, associações, instituições e demais locais onde convivem atualizar, educar esses jovens no sentido real da palavra política, a fim de que possam se preocupar com a sociedade como um todo e agir em prol de um mundo melhor, politicamente falando!

PASCOM - Paróquia São Sebastião
                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM