quarta-feira, 10 de julho de 2013

Barbacena e Sociedade São Vicente de Paulo mais perto do Papa Francisco



Débora Ireno Dias

A juventude barbacenense e vicentina recebeu uma notícia que trouxe alegria e uma maior expectativa quanto à Jornada Mundial da Juventude – Rio 2013: teremos dois jovens representando não só Barbacena, mas toda a Família Vicentina da região na missa de acolhida ao Papa Francisco. A missa será dia 25 de julho, em Copacabana, e Amanda Teixeira e Helder Silveira estarão no palco principal, junto com outros jovens, acolhendo o nosso Pastor.

Por email, pois trabalha em outra cidade, Helder disse como aconteceu este “chamado” em sua vida e como está sua preparação para este momento.

1 - Como foi o processo para você e Amanda conseguirem as credenciais? Vocês representarão qual instituição?
Exatamente na sexta-feira, dia 5, o confrade Vitor Gomes de Cabo-Frio-RJ chamou e falou que precisava da minha presença e da Amanda no Rio de Janeiro no sábado dia 6, até às 13h, pois o Comitê Organizador Local da JMJ iria disponibilizar credenciais para algumas "instituições, Comunidades, Pastorais, etc," mas eram poucas as vagas, e eram para jovens entre 19 e 29 anos de idade. Fomos sem certeza de conseguir. Saímos de Barbacena às 8h30 e chegamos exatamente às 13h na rodoviária. Com os atrasos, chegamos às 15h30 na Catedral Metropolitana do RJ onde estava acontecendo a recepção dos Símbolos da JMJ. Fomos para fila, expectativas, preocupação e, finalmente, conseguimos;  voltamos no mesmo dias às 18h para Barbacena, literalmente um bate-volta...MAS...Valeu muito a pena, ouvir do voluntário: Pronto, credenciado! Representaremos a Sociedade de São Vicente de Paulo - SSVP.

2 - Qual a expectativa para ver o Papa mais de perto? O que levarão para ele, para tentar entregar?
Hoje já não sei qual sentimento ressoa mais alto, emoção, felicidade, são muitas as expectativas...Há dois anos atrás vimos Papa Bento XVI cerca de 3 metros de distância, e daqui alguns dias estaremos vendo Papa Francisco bem de pertinho, pisar no mesmo palco que ele, talvez (certeza dessa graça), tocar ele, é Deus mostrando que viver em Cristo é a mais autentica e pura FELICIDADE. Tentaremos entregar bandeiras, fotos de familiares, amigos e amigas, além da bandeira da SSVP e também a bandeira que tem as assinaturas de muitos jovens de Barbacena que estão trabalhando na preparação da Semana Missionária.

3 - Como tem sido o processo pós JMJ Madri e como está sendo agora a preparação para a JMJ Rio 2013?
Um processo de crescimento espiritual, depois de viver a JMJ Madrid 2011 passei a entender cada sopro, toque do vento, cada situação que a vida nos coloca que antes me perguntava o porque, agora já sei aceitar e entender que essa é a vontade de Deus, e que o amanhã pertence a ele. Foram inúmeras oficinas, palestras para jovens, buscando mostrar o verdadeiro e único caminho de Deus, com o que foi vivido na JMJ Madrid 2011. Para a JMJ RIO 2013, na sexta-feira tive a certeza que Deus me fez um CHAMADO...chamado particular para estar com ele e viver a JMJ. E logo depois de conseguir a credencial tenho a certeza que viver a JMJ novamente, trará novos aprendizados.

A jovem Amanda, atuante na Paróquia São Sebastião e na Conferência Menino Jesus também disse estar ansiosa pelo dia em que poderá ver o Papa mais de perto. “Não é apenas ver o Papa, é poder olhar para ele e enxergar o próprio Cristo. Isso aumenta em nós o desejo de estar junto de Deus cada vez mais e levar o próprio Deus aos nossos irmãos jovens, principalmente aqueles que ainda não conhecem o Amor de Deus em suas vidas. Estar junto ao Papa é poder  fortalecer a minha fé.  Acho sim que está na hora de nós fazermos algo por nossa juventude num todo, e vamos sim pensar nisso e pedir a Frederico Ozanam – fundador da SSVP – que nos ajude a ser grandes evangelizadores! Enfim, acho que minha FICHA dos últimos acontecimentos só vai cair quando tudo acabar ou melhor quando voltarmos para continuar nossa missão”, disse a Amanda, resumindo seus sentimos.

O Portal de Notícias Barbacena On line estará noticiando diariamente a Semana Missionária, também conhecida como pré-JMJ, que começará dia 16, em Barbacena, e acompanhará os passos dos jovens barbacenenses durante a JMJ no Rio de Janeiro.

PASCOM - Paróquia São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM