segunda-feira, 22 de julho de 2013

MISSA DE ENVIO

Aconteceu, na noite do último sábado, 20, na Matriz de São Sebastião, mais um momento especial de louvor e agradecimento: a missa de envio de vários jovens à JMJ, desta vez com a visita especial dos russos e chilenos que viveram uma semana intensa em Barbacena, conhecendo diversos locais de nossa cidade e experimentando o calor humano e a receptividade que é peculiar dos barbacenenses.

Padre Euder, em sua homilia, nos encheu de graça com suas palavras: "Hoje nós estamos celebrando um momento muito especial: é a festa da Eucaristia, a festa de ação de graças a Deus pelos dons que Ele nos tem concedido em abundância durante todos os dias de nossa vida e, especialmente, nos dias abençoados dessa Semana Missionária, que antecedeu e agora mais do que nunca antecede a Jornada Mundial da Juventude, que terá início nesta terça-feira, no Rio de janeiro. E, neste ano da Jornada Mundial da Juventude, no Brasil, no Rio de Janeiro, tivemos a grande surpresa e alegria de acolhermos 126 jovens peregrinos dessa Jornada que vieram uns de tão longe, da Rússia, e outros de mais perto um pouco, do Chile. Mas, todos juntos, sem dúvida partilhamos a fé, nos divertimos muito e aprendemos também que acolher o outro diferente é nota característica daquele que escuta a Voz de Jesus Cristo que nos chama: "Cristo nos convida: venham meus amigos! Cristo nos envia: sejam missionários!" Ser cristão é acolher Jesus Cristo no coração. Mas, depois, percebemos, curiosamente, que Maria, assentada aos pés de Jesus, o acolhe no coração. E, podemos dizer, que de modo muito mais especial, Jesus acolhe Maria no seu coração, pois convive com ela, partilha de seus sonhos, de seu Projeto de salvação para a humanidade. A posição humilde de Maria de se assentar aos pés do Mestre traduz seu desejo sincero de hospedar jesus na sua vida, na "casa" de seu cotidiano. Da mesma forma que acolhemos os russos, o venezuelano, o italiano, os africanos e os chilenos, vocês, nossos irmãos de outras nacionalidades e línguas, mas que vieram aqui como missionários, nós sentimos que acolhemos o próprio Jesus Cristo. "Quando fizestes isso a um dos mais pequeninos, foi a mim que o fizestes".Os discípulos de Jesus são também os seus irmãos, os seus pequeninos. Vocês são os pequeninos a quem quisemos acolher. Sentimos nos sorrisos e ,às vezes, até nas inquietações devido às dificuldades de comunicação em algum momento, a presença de um só e mesmo Espírito que tudo conduz... Conviver com Jesus é o mais importante. Servir é a consequência natural de quem escuta de verdade o que Ele nos diz. Como Marta, vamos nos colocar a serviço uns dos outros com gestos simples de atenção e cuidado um com o outro, cultivando a corresponsabilidade fraterna. Aí está o segredo de acolher o próprio deus em casa. Abrir-se, viver cada momento com intensidade, lembrando-nos de que quando assim fazemos novos horizontes se abrem e vivemos a jovialidade da nossa resposta ao chamado que Deus nos faz. Dizemos: "Eis-me aqui! Envia-me".









PASCOM - Paróquia São Sebastião


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM