quarta-feira, 14 de agosto de 2013

VOCAÇÃO??


Interessante!!! Muitas vezes quando se fala em vocação, logo vem o pensamento de ser padre, ser freira, ser pai ou mãe e até são mencionadas algumas profissões como: médico, advogado, nutricionista e outras. É importante distinguir profissão de vocação.
A profissão é uma aptidão ou escolha pessoal para exercer um trabalho, do qual obtemos a remuneração para o nosso sustento do dia a dia. Há pessoas que têm aptidões diversas e até mudam de profissão visando um melhor salário e uma realização pessoal. Um profissional comprometido faz muito bem a todos e por isso podemos dizer: “O trabalho dignifica o homem.” A vocação é o chamado de Deus para uma missão, é a aspiração do SER, do AMOR e do SERVIÇOSem dúvida alguma, a vocação é para sempre e é o caminho da santidade.
“Deus é bom!” - dizia Dom Luciano. Então, temos a certeza de que somos criaturas de Deus e que Ele nos ama muito. Portanto, a nossa primeira vocação é o chamado à vida e a vida de todo ser humano é um dom de Deus. É bom lembrar também, que pelo batismo somos chamados à vocação cristã. 
No mês de agosto, teremos o mês Vocacional e este ano somos convidados a refletir e rezar, iluminados e impulsionados pelo “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8) da CF-2013, e pelo “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19), da JMJ.
A primeira semana teve como tema: “MINISTROS ORDENADOS: mestres da oração.” Então, são ministros ordenados: os diáconos, os sacerdotes e bispos. Eles foram os chamados e os escolhidos por Deus para a missão de anunciar a todos a Boa Nova e estar a serviço do Reino de Deus. 
A segunda semana com o tema: ‘FAMÍLIA DISCIPULAR: berço da fé.” É muito lindo falar sobre a família! O sacramento do matrimônio une pessoas diferentes pelos laços do amor. A família é colaboradora de Deus, porque na geração de filhos e na conservação da criação faz o mundo ficar mais bonito. Não vamos esquecer: “Família, berço das vocações.” 
A terceira semana vai abordar o tema: “VIDA CONSAGRADA: presença no Reino.” Os religiosos e as religiosas, com coragem, consagram sua vida a Jesus Cristo  fazendo os votos de pobreza, obediência e castidade. 
A quarta semana vai encerrar o mês vocacional com chave de ouro, com o tema: “CRISTÃOS LEIGOS: operários e operárias da Evangelização.” Os leigos também são chamados e escolhidos de Deus a serem operários e operárias da messe do Senhor, tornando-se “sal e luz” neste mundo.
Neste momento forte da nossa Igreja com a JMJ (Jornada Mundial da Juventude), o que podemos dizer da VOCAÇÃO??? - “Ide e fazei discípulos entre todas as nações.” “Eis-me aqui, envia-me.”
Ana Lúcia Monteiro
Secretária do Serviço de Animação Vocacional – Região Sul
PASCOM - Paróquia São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM