quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O Convênio de Afiliação do Instituto de Teologia do Seminário São José com o Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus (CES-SJ) é reconhecido pela Congregação para a Educação Católica


Geraldo Felício da Trindade – Seminarista do quarto ano de Teologia
Celebrando a memória de Santo Agostinho, no dia 28 de agosto, o Seminário Arquidiocesano São José firmou o convênio com o Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus no Brasil (CES-SJ) para o reconhecimento do curso de Teologia, conferindo aos que fizerem o exame especial o grau acadêmico de BACHAREL.
Em celebração presidida por Dom Geraldo Lyrio Rocha, na capela do Instituto de Teologia do Seminário São José, oficialmente houve a entrega da documentação da Congregação para a Educação Católica pelo Magnífico Reitor do CES-SJ, padre Jaldemir Vitório, sj.
Na ocasião, o Arcebispo marianense lembrou que o ato que se celebra com este convênio é uma oportunidade de valorizar a excelência dos estudos teológicos no Seminário São José, como também uma forma de valorizar o empenho do seu corpo docente e discente. O atual diretor de estudos, padre Danival Milagres Coelho, fez memória aos laços que ligam o seminário aos jesuítas (Leia o texto do padre Danival); pois foram eles os primeiros responsáveis pela formação nesta bicentenária instituição. Lembrou também a ligação com Dom Luciano Mendes, bispo jesuíta que esteve à frente da Arquidiocese.
Padre Vitório em sua homilia refletiu que a formação teológica acadêmica deve estar intimamente relacionada ao empenho pessoal de fazer uma Teologia Mistagógica, que é capaz de garantir a verdadeira experiência do mistério de Deus revelado em Jesus. Sem mergulhamos neste mistério de forma orante, não há experiência de discipulado capaz de formar verdadeiros pastores identificados com Cristo o Bom Pastor, que teve um coração puro, capaz de amar e servir sem a hipocrisia dos fariseus.  Somente quando ocorre uma simbiose entre a Teologia Acadêmica e a Teologia Mistagógica é que se poderá dar o passo decisivo para o sacerdócio. Não há divergência entre ambas, mas elas se interligam, promovendo um conhecimento verdadeiro e profundo do mistério inesgotável de Deus.
Por meio deste Convênio de afiliação, o consequente reconhecimento do curso de Teologia quer garantir ao nosso seminário a perpetuação de sua vocação de formar presbíteros discípulos-missionários em diálogo com o mundo e prontos a dar a razão de sua esperança “ad majorem Dei gloriam”.
PASCOM - Paróquia São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM