domingo, 31 de agosto de 2014

22o DOMINGO DO TEMPO COMUM NA COMUNIDADE SANTO EXPEDITO

Na celebração deste domingo, 31, na Comunidade Santo Expedito, Pe. Afrânio nos faz repensar se somos seduzidos por Deus ou seduzidos pelo mundo. Em sua homilia, ele direcionou o olhar da comunidade para felicidade completa que está em Deus, que é amor, alegria e paz.

"Por que nos conformar com o mundo, que tem uma política contrária à palavra de Deus?"

Segundo ele, devemos nos deixar guiar pela palavra de Deus. A cruz é um grande projeto de salvação. Devemos abraçá-la e seguir Jesus para termos acesso a vida plena que Ele nos oferece.

"Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga."

A celebração de hoje também foi momento de reconhecimento e gratidão aos catequistas da comunidade. Que a Força da Palavra  continuem a suscitar em nossos catequistas a fé e o compromisso missionário !





Eliane Martin
 

APAE BARBACENA - UMA HISTÓRIA DE INCLUSÃO

APAE de Barbacena comemorou na semana de 21 a 28/08 a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Os eventos e atividades contaram com a presença dos familiares dos usuários da instituição, profissionais e da comunidade barbacenense.

Mas, o que é APAE/BARBACENA?

É uma entidade de atendimento, defesa e garantia dos direitos, seja da saúde, da educação e assistência social .
A missão da APAE é promover e articular ações de defesa, prevenção, atendimento e apoio a família, direcionados a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência, construindo uma sociedade mais justa e solidária.

O Programa de intervenção precoce avançado foi criado pela secretaria de saúde MG, para incentivar acompanhamento aos recém nascidos que necessitam de atendimentos especiais até 6 anos que não apresentem um desenvolvimento condizente com a idade. Os bebês prematuros em geral ou que necessitaram de oxigênio ou tiveram parada cardiorespiratória ou que passaram pela UTI neo natal, deverão ser encaminhados para este programa de intervenção precoce.

Atualmente APAE/BARBACENA atende crianças, adolescentes, adultos e idosos. A instituição oferece gratuitamente todos os seus serviços. Para seu funcionamento e manutenção, busca estabelecer parcerias junto a órgãos públicos (municipal, estadual e federal), doações de pessoas físicas, jurídicas e através do Tele Apae.

‘Construindo uma história de igualdade e de oportunidade para todos! Apae Brasil: 60 Anos fazendo inclusão’.

Eliane Martin

sábado, 30 de agosto de 2014

GRUPO DE REFLEXÃO DA COMUNIDADE SÃO SEBASTIÃO




Na noite do dia 27, aconteceu a Plenária do Grupo de Reflexão da Comunidade São Sebastião. Foi um momento para se discutir sobre a vida em comunidade. Na ocasião, o Sr. Ladislau Ireno testemunhou sobre a sua vida na comunidade e nas demais pastorais e movimentos de que participa.






sexta-feira, 29 de agosto de 2014

MISSA CELEBRA INSTAURAÇÃO DO PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO DE DOM LUCIANO

Em que posso ajudar?

Dom  Luciano - Arquivo Dacom

“Uma pessoa totalmente voltada para o outro”, “um homem iluminado”, “um exemplo de caridade e respeito pelo ser humano”, “um verdadeiro santo”. Quem acompanhou a celebração, presidida pelo Arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha, que instaurou o Tribunal para a Beatificação e Canonização de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, na Catedral da Sé, em Mariana, ouviu estas e muitas outras frases ditas sobre o bispo, morto em agosto de 2006. Foi um clima de festa, admiração e sobretudo de carinho e gentileza. Gente de várias cidades, de todas as raças mas com um só propósito: prestar homenagem ao homem que fez de sua vida uma homenagem a Jesus Cristo por meio do amor ao próximo.

“Dom Luciano sempre dizia: em que posso ajudar? E esse ajudar dele era um ajudar a encontrar o amor de Deus que ele pessoalmente já tinha experimentado. Ele fez da sua vida uma vida de gratuidade como gratidão a Deus pelo amor que havia experimentado. A vida de Dom Luciano é uma parábola dos evangelhos e isso o faz um ser especial” afirmou o Cônego Lauro Versiani, que integra o Tribunal como Postulador da Causa de Beatificação. Segundo o Cônego, o processo para a beatificação e canonização do bispo segue critérios rigorosos. “É um processo longo que vai se desdobrar em um outro tribunal que vai cuidar das graças alcançadas, ou milagres, como falamos no dia-a-dia.  Mas temos que entender que o que faz de Dom Luciano um “santo” é sobretudo a sua disponibilidade em se aproximar das pessoas sem distinção, com uma predileção toda especial pelos pobres”, destacou o postulador.

Irmã Lucila Maia de Mendonça é religiosa da Congregação Nossa Senhora do Retiro no Cenáculo. Veio para Mariana em 2002 ajudar Dom Luciano a fundar a Casa de Retiro Nossa Senhora da Alegria. Para ela, o bispo é um exemplo vivo de delicadeza e serviço. “Minha experiência de vida com Dom Luciano foi muito rica, muito bela e eu pude aprender muito com ele. Pelo exemplo, pela delicadeza com que ele sabia tratar todas as pessoas, com uma preocupação em servir e ajudar o outro. Conviver com ele me fez crescer na caridade. Nos trabalhos que fiz tudo correu bem, porque eu senti sempre a presença dele, como até hoje sinto. Agradeço a Deus esse tempo de conivência e de partilha”, destaca a irmã, dando um exemplo de caridade do bispo. “Às vezes ele chegava tarde da noite, ia para a cozinha porque tinha um jantarzinho e de repente ele sumia porque foi partilhar aquela sua refeição com um pobre que estava na porta”, conta Lucila.

Entre os fiéis presentes na Igreja da Sé estava o sobrinho de Dom Luciano, João Theotônio Mendes de Almeida. Para ele, o tio era realmente uma pessoa especial. “Ele era um homem que saia às quatro e meia da manhã e só voltava às oito da noite. Passava por todas as igrejas até Barbacena. Era uma vida realmente de muito trabalho e muita dedicação aos fiéis”, conta Theotônio. Ainda segundo ele, o exemplo do bispo ainda está vivo. “Eu tive a satisfação de aos sete anos na Catedral da Sé, em São Paulo, levar ao altar o anel de bispado dele que sempre foi motivo de muito orgulho e satisfação, além de mentor espiritual. Este é nosso Dom Luciano, que aqui nessa praça atrás da Sé cobria pessoas que dormiam no banco, como se fossem seus próprios filhos”, finalizou.

Tribunal Beatificação Dom Luciano - Caetano Etrusco (111)

Durante a cerimônia, Dom Geraldo destacou o carinho de todos pelo seu antecessor. “Dom Luciano sempre contou com o carinho de todos. Quando encaminhei o pedido de abertura do processo à Santa Sé, o pedido foi respaldado por 307 bispos. Acredito que seja o pedido que chegou para a Congregação para a Causa dos Santos com maior número de adesões. Em Mariana a população tem uma profunda devoção a Dom Luciano que marcou profundamente a cidade e a Arquidiocese pelo seu jeito humilde, simples e sobretudo pela sua caridade e seu amor extraordinário aos pobres e todos os sofredores”, finalizou Dom Geraldo.

Oração pela Beatificação e Canonização do Servo de Deus Dom Luciano Mendes de Almeida 
Ó Deus, fonte de vida e santidade, nós vos louvamos e bendizemos pelas virtudes com que ornastes Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, especialmente o amor aos pobres, a disponibilidade para servir e o empenho na defesa da vida e da dignidade humana. Para vossa maior glória, dignai-vos elevar esse vosso servo à honra dos altares e concedei-nos, por sua intercessão, as graças que vos suplicamos.


Formação do Tribunal para a Causa de Beatificação e Canonização

Postulador: Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa
Juiz Delegado: Monsenhor Cônego Roberto Natali Starlino
Promotor de Justiça: Padre Geovane Luis da Silva
Notário Atuário: Padre Edmar José da Silva
Notária adjunta: Senhorita Edite Reis da Paciencia
Comissão Histórica:  Pe.Carlos Alberto Contieri, S.J. – presidente
                                    Profª. Dra. Virgínia Albuquerque Castro Buarque – secretária
                                    Pe. Enzo dos Santos
                                    Pe. Marcelo Moreira Santiago
                                    Pe. Darci Fernandes Leão
                                    Pe. Paulo Vicente Ribeiro Nobre
                                    Pe. Lúcio Álvaro Marques
                                    Pe. Francesco Sorrentino, PIME


 

EAC DA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO APADRINHA O 1o EAC DA PIEDADE

No dia 26 aconteceu a missa de entrega do 1o EAC da Pieade, presidida pelo Pe Euder. Mas, o que é a missa de entrega?  Após um longo período preparatório, com reuniões espirituais e dinâmicas para nossa preparação espiritual, realizamos essa missa em agradecimento a esses trabalhos.

O 1o EAC da Paróquia Nossa Senhora da Piedade acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto no IMI – instituto Maria Imaculada. O encontro é coordenado por uma equipe de casais (Equipe Dirigente) carinhosamente chamados de “tios” pelos adolescentes, e também por 2 Jovens que são indicados por essa equipe, no caso deste EAC, serão Ana Beatriz e Gabriel Medeiros. 

A Paróquia São Sebastião irá apadrinhar esse 1o EAC  a convite do Pe. Euder, a fim de se levar este modelo de encontro de adolescentes para aquela paróquia, seguindo o lema do próprio EAC:  "Avancem para águas mais profundas".






Colaboração - Alexandre e Andrea Campos
EAC/Paróquia São Sebastião

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

10 ANOS DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL


     Foi com muita alegria e emoção que a Paróquia São Sebastião celebrou neste dia 28 de agosto os 10 anos de Ordenação Sacerdotal do nosso querido Padre Mauro Lúcio Carvalho. Tivemos a participação de várias pessoas das diversas pastorais e movimentos da nossa paróquia. No início da celebração foi feita a entrada dos familiares de Padre Mauro que lhe ofereceram flores. Estavam presentes, sua mãe, irmãs, irmão, cunhada e sobrinhos. Padre Mauro agradeceu pela presença de todos, agradeceu a Deus por esses 10 anos de seu ministério sacerdotal e também pediu perdão pelas falhas cometidas. Tivemos a presença de Padre Lindomar que concelebrou juntamente com Padre Mauro, e foi o responsável pela sua ida para o seminário. Durante a celebração foi feita a entrada da Palavra por crianças e adolescentes representando as diversas etapas da vida de Padre Mauro; da infância, do tempo que atuou como catequista, da vida como seminarista, e depois como diácono. Na homilia feita por Padre Lindomar este disse que no dia de hoje além de refletirmos sobre a liturgia, é também dia de agradecer a Deus pelo dom da vida e pelo ministério sacerdotal de Padre Mauro. Lembrando neste mês o mês vocacional, onde a cada domingo refletimos sobre a vocação de cada um, e no próximo domingo lembremos dos nossos catequistas. Se dirigindo à Padre Mauro lembrou dos momentos de dificuldades e inseguranças durante seu tempo no seminário, a dificuldade de fazer o diferente, mas que ele aprendeu direitinho e hoje é um grande sacerdote e dono de uma grande sabedoria. Desejou que Deus possa continuar a cumulá-lo de bençãos e graças. que esse sacerdócio seja sempre um caminho de muitas alegrias. Que nunca deixe de caminhar junto com o povo, e que não esquecendo de sua família de sangue, a sua família seja a comunidade cristã. Que esses 10 anos de sacerdócio possam frutificar muito mais e que leve o Cristo adiante por onde ele for. Padre Mauro agradeceu pelas palavras, agradeceu mais uma vez por esses 10 anos de ministério sacerdotal, desses, 07 anos a frente de nossa paróquia de São Sebastião. Disse que não ser padre sozinho, neste tempo pôde contar com muitas pessoas, seus amigos que foi conquistando ao longo desse tempo, as paróquias por onde passou, aos conselhos comunitários e paroquial, aos funcionários e a todo o povo de Deus, e em especial à sua família, que é o berço de sua vocação. Lembrou também de seu pai; senhor Paulo, que já está junto de Deus, e de sua alegria em ter um filho sacerdote, lembrou também de Dom Luciano, que foi quem lhe ordenou. Disse que tem tentado imitá-lo, com sua simplicidade e sua boa vontade em servir, mas sabe que não é fácil. Mais uma vez pediu perdão pelas falhas cometidas, pelas vezes que não agiu da forma como esperavam que agisse, mas que tenhamos a certeza que nenhuma dessas falhas foram cometidas propositalmente. Disse que vai vencendo os desafios porque confia em Deus que caminha conosco todos os dias. Após a Comunhão foi feita uma homenagem a ele por Bernadete, coordenadora do CPP e pelos coordenadores dos CCPs das comunidades que lhe ofereceram em nome de toda a comunidade paroquial uma placa comemorativa pelos seus 10 anos de ordenação sacerdotal e também foi feita uma homenagem pelos ministros da Comunhão Eucarística, seguido dos parabéns. Após as homenagens todos foram convidados a se dirigirem ao Salão Paroquial para um momento de confraternização, onde foi servido um caldo e bolo para todos os presentes.
Parabéns Padre Mauro, por esses 10 anos de ministério sacerdotal!!!
































Texto: Niuzeth Matos - Fotos: Marciléa Oliveira