sexta-feira, 29 de agosto de 2014

MISSA CELEBRA INSTAURAÇÃO DO PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO DE DOM LUCIANO

Em que posso ajudar?

Dom  Luciano - Arquivo Dacom

“Uma pessoa totalmente voltada para o outro”, “um homem iluminado”, “um exemplo de caridade e respeito pelo ser humano”, “um verdadeiro santo”. Quem acompanhou a celebração, presidida pelo Arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha, que instaurou o Tribunal para a Beatificação e Canonização de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, na Catedral da Sé, em Mariana, ouviu estas e muitas outras frases ditas sobre o bispo, morto em agosto de 2006. Foi um clima de festa, admiração e sobretudo de carinho e gentileza. Gente de várias cidades, de todas as raças mas com um só propósito: prestar homenagem ao homem que fez de sua vida uma homenagem a Jesus Cristo por meio do amor ao próximo.

“Dom Luciano sempre dizia: em que posso ajudar? E esse ajudar dele era um ajudar a encontrar o amor de Deus que ele pessoalmente já tinha experimentado. Ele fez da sua vida uma vida de gratuidade como gratidão a Deus pelo amor que havia experimentado. A vida de Dom Luciano é uma parábola dos evangelhos e isso o faz um ser especial” afirmou o Cônego Lauro Versiani, que integra o Tribunal como Postulador da Causa de Beatificação. Segundo o Cônego, o processo para a beatificação e canonização do bispo segue critérios rigorosos. “É um processo longo que vai se desdobrar em um outro tribunal que vai cuidar das graças alcançadas, ou milagres, como falamos no dia-a-dia.  Mas temos que entender que o que faz de Dom Luciano um “santo” é sobretudo a sua disponibilidade em se aproximar das pessoas sem distinção, com uma predileção toda especial pelos pobres”, destacou o postulador.

Irmã Lucila Maia de Mendonça é religiosa da Congregação Nossa Senhora do Retiro no Cenáculo. Veio para Mariana em 2002 ajudar Dom Luciano a fundar a Casa de Retiro Nossa Senhora da Alegria. Para ela, o bispo é um exemplo vivo de delicadeza e serviço. “Minha experiência de vida com Dom Luciano foi muito rica, muito bela e eu pude aprender muito com ele. Pelo exemplo, pela delicadeza com que ele sabia tratar todas as pessoas, com uma preocupação em servir e ajudar o outro. Conviver com ele me fez crescer na caridade. Nos trabalhos que fiz tudo correu bem, porque eu senti sempre a presença dele, como até hoje sinto. Agradeço a Deus esse tempo de conivência e de partilha”, destaca a irmã, dando um exemplo de caridade do bispo. “Às vezes ele chegava tarde da noite, ia para a cozinha porque tinha um jantarzinho e de repente ele sumia porque foi partilhar aquela sua refeição com um pobre que estava na porta”, conta Lucila.

Entre os fiéis presentes na Igreja da Sé estava o sobrinho de Dom Luciano, João Theotônio Mendes de Almeida. Para ele, o tio era realmente uma pessoa especial. “Ele era um homem que saia às quatro e meia da manhã e só voltava às oito da noite. Passava por todas as igrejas até Barbacena. Era uma vida realmente de muito trabalho e muita dedicação aos fiéis”, conta Theotônio. Ainda segundo ele, o exemplo do bispo ainda está vivo. “Eu tive a satisfação de aos sete anos na Catedral da Sé, em São Paulo, levar ao altar o anel de bispado dele que sempre foi motivo de muito orgulho e satisfação, além de mentor espiritual. Este é nosso Dom Luciano, que aqui nessa praça atrás da Sé cobria pessoas que dormiam no banco, como se fossem seus próprios filhos”, finalizou.

Tribunal Beatificação Dom Luciano - Caetano Etrusco (111)

Durante a cerimônia, Dom Geraldo destacou o carinho de todos pelo seu antecessor. “Dom Luciano sempre contou com o carinho de todos. Quando encaminhei o pedido de abertura do processo à Santa Sé, o pedido foi respaldado por 307 bispos. Acredito que seja o pedido que chegou para a Congregação para a Causa dos Santos com maior número de adesões. Em Mariana a população tem uma profunda devoção a Dom Luciano que marcou profundamente a cidade e a Arquidiocese pelo seu jeito humilde, simples e sobretudo pela sua caridade e seu amor extraordinário aos pobres e todos os sofredores”, finalizou Dom Geraldo.

Oração pela Beatificação e Canonização do Servo de Deus Dom Luciano Mendes de Almeida 
Ó Deus, fonte de vida e santidade, nós vos louvamos e bendizemos pelas virtudes com que ornastes Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, especialmente o amor aos pobres, a disponibilidade para servir e o empenho na defesa da vida e da dignidade humana. Para vossa maior glória, dignai-vos elevar esse vosso servo à honra dos altares e concedei-nos, por sua intercessão, as graças que vos suplicamos.


Formação do Tribunal para a Causa de Beatificação e Canonização

Postulador: Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa
Juiz Delegado: Monsenhor Cônego Roberto Natali Starlino
Promotor de Justiça: Padre Geovane Luis da Silva
Notário Atuário: Padre Edmar José da Silva
Notária adjunta: Senhorita Edite Reis da Paciencia
Comissão Histórica:  Pe.Carlos Alberto Contieri, S.J. – presidente
                                    Profª. Dra. Virgínia Albuquerque Castro Buarque – secretária
                                    Pe. Enzo dos Santos
                                    Pe. Marcelo Moreira Santiago
                                    Pe. Darci Fernandes Leão
                                    Pe. Paulo Vicente Ribeiro Nobre
                                    Pe. Lúcio Álvaro Marques
                                    Pe. Francesco Sorrentino, PIME


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM