terça-feira, 26 de agosto de 2014

21º DOMINGO DO TEMPO COMUM - COMUNIDADE SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO

No 21º Domingo do Tempo Comum, dia 24 de agosto de 2014, a comunidade de São Domingos de Gusmão celebrou o domingo em que Jesus nos apresenta a missão de todos nós, batizados: TRANSFORMAR O MUNDO E IMPRIMIR NELE A MARCA DE DEUS. Logo ao início, fomos acolhidos e saudados pelo Padre Afrânio, que convidou-nos que a celebrar a nossa fé iluminados pela luz do Cristo Ressuscitado. 
“Juntos somos mais”: essa foi a palavra encorajadora que deu início à homilia de Padre Afrânio. Jesus nos propõe uma vida de união para que JUNTOS possamos transformar o mundo e, dessa forma, cumprir com a nossa missão de batizados. Logo adiante, para refletirmos a Palavra de Deus proposta para esse domingo, fomos convidados a nos questionarmos se temos feito nossa parte para colaborar com Deus na transformação do mundo. Das leituras realizadas, Padre Afrânio apontou-nos três palavras-chave que se inter-relacionam e se complementam como elementos necessários para a missão proposta de transformação: FÉ, PEDRA e CHAVE. Partindo da análise da dimensão da FÉ, Padre Afrânio nos lança algumas premissas: sem fé nada se torna real; sem fé não há esperança e nem amor; Deus só vai existir pra nós se houver fé; a fé vem pelo ouvido, é preciso saber escutar a voz Daquele que nos deu o dom da vida: “escutar a voz de Deus é condição para ter fé”. Em meio a essa seara, ainda nos fora apresentada a dualidade ouvir x escutar: o ouvir deixa o coração vazio e nos expõe aos perigos do mundo; o escutar é mais profundo, nos deixa uma mensagem. E para escutar, precisamos estar perto e conversar, conhecer. Conversamos com Deus pela oração e esse conhecimento se dá na convivência, gerando amor, confiança e entrega. Padre Afrânio afirma-nos ainda que a entrega pela confiança se dá na fé, enquanto que a entrega pelo desconhecimento se dá pelo interesse. Já no segundo elemento, a PEDRA, fomos levados a compreendê-la do ponto de vista de apoio: a que recebe, a que apoia, a que ajuda e a que dá sustento. Todos na igreja somos chamados a sermos pedras. Mas será que temos sido pedra de sustento aos nossos irmãos? Para ser pedra é preciso ter fé. Por fim, partindo do elemento CHAVE, lançamo-nos à dar um desfecho para todas as nossas reflexões: precisamos ter fé, precisamos ser pedra e precisamos ter as chaves. Vale lembrar que as chaves têm o poder de abrir mas também têm o poder de fechar. Que Deus nos ajude a sermos firmes na fé e que não sejamos pedras de tropeço mas chave para abrir o coração dos nossos irmãos!
Ao final da celebração, Padre Afrânio agradeceu pela participação de todos, parabenizando a todos os catequistas e leigos de nossa Comunidade.










Texto: Ellen Nunes -  Fotos: Valéria Matos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM