sábado, 22 de novembro de 2014

FESTA DE CRISTO REI - A IGREJA CELEBRA A PRESENÇA DO LEIGO NO PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO



“O Leigo e a Leiga é o Homem e a Mulher da Igreja no Coração do Mundo e o Homem e a Mulher do Mundo no Coração da Igreja”. (Puebla)


Saudamos com alegria a você querido(a) cristão(ã) leigo e leiga de nossa Arquidiocese de Mariana, irmão(ã) nosso que, nesta festa de Cristo Rei, celebra seu dia.
Celebrar Jesus Cristo como o rei de nossa vida é uma oportunidade para refletirmos sobre o chamado que recebemos d’Ele a oferecer à comunidade nossos dons e serviços, sendo “sal da terra e luz do mundo”. Neste sentido é que a Igreja nos recorda que o Leigo e a Leiga é o “Homem e a Mulher da Igreja no Coração do Mundo e o Homem e a Mulher do Mundo no Coração da Igreja” (Puebla).
Jesus continua a agir no mundo por meio de você Cristão leigo e leiga. Você é Discípulo(a) – Missionário(a) e, agindo pela Fé e na unidade, torna-se a voz, as mãos, os pés, os ouvidos e o coração de Jesus, para Ele continuar falando, ouvindo, abençoando, indo ao encontro dos irmãos, principalmente os mais necessitados.
Na carta de São Paulo aos Romanos (12, 4-13), vemos que Deus derrama seus dons sobre as pessoas. Esses dons precisam ser transformados em serviço concreto, em ministérios e por isso você, fiel leigo e leiga, é chamado a “tornar presente e ativa a Igreja em todos os lugares e circunstâncias, sobretudo naqueles nos quais só por meio (de você) a Igreja pode ser verdadeiramente Sal da Terra”.
Todos estamos no mundo, mas é próprio dos cristãos leigos e leigas atuarem no mundo, em todos os lugares, conforme nos diz o Documento de Aparecida: no lazer, presídios, na arte, na economia, na política, na família, na escola, no trabalho, nos sindicatos, nos meios de comunicação, conselhos de direito, cultura, igreja, em todas as realidades temporais, humanas e pastorais.
Animados pelo texto de estudo da CNBB, nº 107, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade” e pela proximidade do ano do laicato (festa de Cristo Rei de 2015 a 2016) somos chamados a nos esforçar para ser verdadeiramente “sujeito eclesial”. Por isso precisamos tomar consciência de que temos uma identidade própria, que queremos dialogar, escutar e ser escutados, estar em comunhão com toda a Igreja, ser Igreja e não estar só na Igreja.
Portanto, incentivamos você cristão leigo e você cristã leiga a assumir o seu protagonismo, a assumir o seu lugar na Igreja e na sociedade. Sabemos que você recebeu de Deus muitos dons e por isso pode e precisa ajudar o ministro Ordenado, sem, contudo, clericalizar-se, ou seja, assumir as funções que são próprias do clérigo (padre). Isto porque “o clericalismo é também uma tentação muito atual na América Latina. (...) E este fenômeno é, em grande parte, a falta de maturidade adulta e de liberdade cristã em boa parte do laicato da América Latina.” (Papa Francisco aos Bispos do CELAM).
Para formarmos então uma Igreja viva, em comunhão e missão (PAE), uma Igreja em saída, como nos exorta o Papa Francisco é necessário que a paróquia tenha um laicato com consciência missionária, que participe de formação (integral e permanente), que saiba escutar, dialogar, que seja corresponsável, criativo, aberto ao novo, disposto a superar a tentação de uma “pastoral de manutenção” e assumir uma postura pastoral de transformação e libertação.
Que neste dia possamos nos abrir ao encontro pessoal com Jesus, a reencantar-nos por Ele e pelo Seu Reino, Seu Projeto de Salvação da humanidade e permitamos que Ele seja Rei de nossa vida, para que, como nossa ajuda Ele seja Rei do Universo, Príncipe da Paz.


Leci Conceição do Nascimento 
(Presidente do CLAM-Conselho de Leigos(as) 
da Arquidiocese de Mariana)
Pe Afrânio Vieira de Almeida 
(assessor do CLAM)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM