sábado, 29 de novembro de 2014

Novo Ano Litúrgico – Novo Tempo - Advento



A Igreja inicia o novo Ano Litúrgico no próximo dia 30 com a celebração do 1º Domingo do Advento. Começa um novo ciclo para as leituras bíblicas dominicais do ano B marcadas pelo evangelista Marcos.



O ano B é, principalmente, criptológico, pois é caracterizado pela meditação de Marcos sobre o caráter messiânico de Jesus e do Reino que Ele inaugura. Nele transparece a estrutura do querigma ou anúncio da atuação, morte e ressurreição do Cristo, como era proclamado no início da pregação cristã.


O Advento do ano B traz a ideia do encontro com Deus, a realização da promessa de sua irrestrita presença conosco. 


O primeiro domingo sugere uma atitude de preparação geral para o encontro com o Senhor no fim dos tempos. A liturgia transborda confiante esperança: os cristãos vão ao encontro do Senhor que está chegando. Vigilantes praticam os ensinamentos do Senhor Jesus neste mundo a fim de estarem prontos para receberem Cristo e participarem do Reino transcendente. 


O segundo domingo marca o encontro com a conversão, início da Boa Nova, ou seja, a transformação da vida, com vistas ao grande encontro definitivo com Jesus, o libertador. Deus se volta para os seus filhos e estes voltam para o Pai Criador.


No terceiro domingo surge a alegria devido a presença de Deus, oculta, porém próxima, alegria que anuncia a boa-nova aos pobres. A certeza de que Deus é nosso Pai e quer o melhor para nós, leva-nos a uma confiança serena e alegre, mesmo perante a dureza de situações inesperadas. As angústias e revoltas desaparecem, se interiormente ficamos bem próximos desse nosso Deus que jamais abandona seus filhos. Junto d’Ele, recuperamos a paz e a alegria.


No quarto domingo realiza-se a promessa de Messias através do Sim de Maria. Graças à disponibilidade da serva acontece a encarnação do Verbo de Deus. Ocorre a união entre o céu e a terra, entre Deus e a humanidade.


O Novo Ano litúrgico e o Advento são um tempo real, presente. Tempo este que nos leva a olhar o ontem messiânico e nos impulsiona para o futuro profético. Na caminhada temporal está presente a Santíssima Trindade: O Pai criador, o Filho que vem ao mundo recriá-lo e o Espírito Santo que nos une no amor. Caminhemos na fraternidade em busca da prática da justiça individual e social alimentados pela força da Palavra de Deus e da Comunhão Eucarística! Encontremos o amor e a paz com Maria, Jesus e os irmãos! 


  Professora Marina Lúcia de Cerqueira Marinho Oliveira











 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM