segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Homem que se cuida não perde o melhor da vida



Campanha Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O ponto forte da campanha é sensibilizar os homens com mais de 45 anos para que eles procurem um urologista ao menos uma vez por ano e façam os exames preventivos. Aos homens negros ou com histórico da doença na família, os cuidados devem começar aos 40 anos, já que é um grupo que apresenta maior incidência da doença.

Reprodução Internet

Além do câncer de próstata, a campanha também visa incentivar os homens a terem mais atenção com a própria saúde, já que as mortes masculinas por outros tipos de câncer e por doenças crônicas como hipertensão e diabetes são maiores que no público feminino.
 “Mais de 40% dos homens no Brasil não vão ao urologista e por isso a importância dessa campanha para a conscientização. O grande problema é que o câncer de próstata não apresenta sintomas nos períodos iniciais. E nos estágios avançados só há tratamento paliativo. Por isso a importância do diagnóstico precoce”, relata Antônio Peixoto de Lucena Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia regional Minas Gerais.
Em Minas, a expectativa é de 7.990 novos casos. No Brasil o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata a população masculina, ficando atrás apenas do câncer de pele. Em Barbacena, é a neoplasia de maior mortalidade entre os homens.
A Secretaria Municipal de Saúde (SESAP) desenvolve no mês de novembro ações de conscientização e mobilização voltadas à população masculina, com palestras em empresas e instituições com quadro de funcionários majoritariamente masculinos; distribuição de material informativo, entre outras.
Os homens habitualmente tem à sua disposição o atendimento em nas Unidades Básicas de Saúde, devendo procurar a próxima de sua residência.
A ideia é convocar a sociedade para quebrar o preconceito e encorajar os homens a cuidarem de sua saúde. Que tal aderir à esta causa e exercer o seu papel social?

*Marco Antonio Soares da Costa é Referência Técnica em Saúde do Homem da SESAP e membro da Comissão Organizadora do “Novembro Azul”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM