quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

9º DIA DA NOVENA

 Nesta noite do dia 19 de janeiro, tivemos o encerramento da Novena em honra ao nosso Padroeiro São Sebastião. É também o dia da dedicação da nossa Matriz de São Sebastião, celebramos 31 anos dessa dedicação.
A liturgia desta noite ficou a cargo da Equipe de Liturgia da Matriz de São Sebastião. Ao início da celebração Cônego Tarcísio falou de sua alegria de receber tantos padres nesta noite, e também seminaristas e vocacionados, além das religiosas Filhas da Caridade. Estavam presentes os padres Francisco, da Congregação Lazarista de São Vicente de Paulo, Ivo, José Ricardo e Antônio Pinheiro, Salesianos de Dom Bosco, Tarcísio Fortunato Mateus, pároco da paróquia de Nossa Senhora do Desterro, de Desterro do Melo, além dos padres Daniel Angelo nosso Vigário Paroquial, nosso Pároco Cônego Tarcísio Moreira, Padre Valter Magno, Reitor do Seminário São José, que presidiu esta celebração, o Diácono Gilmar, o seminarista Rodrigo Artur, Giovani Do Carmo Júnior, entre outros, também Salesianos de Dom Bosco. 
Em sua homilia Padre Valter, nos levou a refletir os seguintes pontos: O encerramento dessa novena é a oportunidade de agradecermos a Deus. É hora de nos prepararmos neste último momento para pedir a intercessão de São Sebastião por aqueles que se dedicam ao trabalho do Reino de Deus. Somos chamados a testemunhar o amor misericordioso de Deus para o bem comum. Numa sociedade marcada pela aparência, somos tentados à vaidade excessiva. Deus é misericordioso conosco porque não enxerga só a aparência, mas o que há dentro de nós. Não somos misericordiosos porque nos deixamos levar apenas pela aparência e não nos preocupamos com o coração, com o que se é, mas com o que se tem. Deus não escolhe pela aparência, mas sim pelo coração. Muitas vezes julgamos o outro porque não sabemos o que se passa em seu coração. Seremos reconhecidos como discípulos de Jesus, se vivermos verdadeiramente o amor. Só seremos capazes de amar e sermos misericordiosos, se formos livres daquilo que nos aprisiona. Hoje dia da dedicação deste templo, louvamos a Deus pela vida de todos aqueles que fazem dele uma verdadeira Igreja viva. Agradeceu também a todos aqueles que com o dízimo ajudam no processo formativo de tantos vocacionados e seminaristas de nossa Arquidiocese. Pediu que rezemos pelas vocações. Após a novena, foi dada pelo Diácono Gilmar a benção da água e demais objetos dos fiéis. Sônia Vale, coordenadora do CCP da Comunidade Matriz agradeceu ao Padre Valter e demais padres presentes a celebração desta noite. Foram homenageados algumas pessoas e instituições que contribuíram com a nossa Paróquia nestes 60 anos á serviço da Evangelização. As homenagens póstumas foram para Padre Joaquim Pessoa Machado, primeiro pároco desta paróquia, Cônego Leandro de Carvalho Mateus, pároco por quase 50 anos e responsável pela construção desta Matriz, representado por sua família, na pessoa de seu sobrinho Padre Tarcísio Fortunato Mateus, além de Dona Carminha, catequista. Foram homenageados também o Colégio Imaculada Conceição, representado por Irmã Cecília e o 9º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais. Ao final Padre Valter agradeceu ao Cônego Tarcísio Moreira e ao Conselho Paroquial de Pastoral o convite para presidir esta celebração e agradeceu também a acolhida que a paróquia dá a Comunidade Vocacional Nossa Senhora da Assunção.










Fotos: Valéria Mattos
Texto: Niuzeth Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM