terça-feira, 5 de janeiro de 2016

COMUNIDADE SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO

A Comunidade de São Domingos de Gusmão celebrou neste domingo, dia 03 de janeiro, primeiro domingo do ano, a Epifania do Senhor. A Celebração foi presidida pelo Côn Tarcísio Moreira, que em sua homilia nos deixou a seguinte reflexão: "Irmãos e Irmãs celebramos neste Domingo a Epifania do Senhor, festa da manifestação de Deus na história da humanidade. Dia popularmente chamado Dia de Reis.
Este belíssimo texto de Mateus, mostra como ele tinha a preocupação de mostrar para sua comunidade que o Cristo que nasceu em Belém é o Messias que revela Deus para todas as nações, assim como cantamos no Salmo: “As Nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó senhor!”
Ainda destacou a posição de Herodes quando fica indignado ao saber que nasceu um Rei, e pede aos Magos que obtenha informações exatas sobre o menino, pois também queria adorá-lo, será que era essa a intenção de Herodes? Não era, tanto que Herodes  manda matar  todas as crianças do sexo masculino até dois anos de idade, com a intenção de matar o Salvador. 
Os Magos guiados por uma estrela veem ao encontro de Jesus Cristo, este Jesus que não veio exclusivamente para um povo, mas para todos os povos. Esses magos são conduzidos por uma luz assim como nos mostra a 1ª leitura: “Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz...”
Outro elemento muito importante são os presentes oferecidos ao menino: Ouro, reconhecimento que aquela criança é o Rei dos Reis. Incenso, manifestação de Deus naquela criança e Mirra, Bálsamo usado na época de Jesus para preparar os corpos, então significa o martírio daquela criança que veio para nos dar a salvação.
Estamos terminando o tempo de Natal somos convidados a deixar nos conduzir pelo Espírito Santo de Deus.
Os três presentes que os magos oferecem são sugestivos para nós.
Será que nós estamos oferecendo nossos dons, o nosso melhor esta sendo oferecido a Jesus?
No momento do ofertório contamos com a presença dos coordenadores e ou representantes de todas as pastorais e movimentos de nossa comunidade, que traziam faixas escritas com diversos valores e atitudes que nos mostram o que temos que ter para sermos bons servidores do reino de Deus, ofertaram à Jesus  como forma de pedido e presentes. Que o Menino Deus nos ensine a sermos leigos e leigas verdadeiramente inseridos na construção de um mundo melhor.












Fotos: Franciane Oliveira
Texto: Cleusa Cruz



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM