domingo, 12 de janeiro de 2014

2º DIA DA NOVENA - "AGRESSÕES CONTRA A DIGNIDADE HUMANA SÃO AGRESSÕES A CRISTO"

Na manhã de domingo, 12, Padre Euder presidiu a celebração eucarística do segundo dia da novena em honra a São Sebastião. A celebração - cuja liturgia era dedicada à festa do Batismo de Jesus - contou também com as presenças de Padre Guedes e Padre Adelson - vigário paroquial - e dos seminaristas Rodrigo Arthur, Geovani do Carmo (Barbacena) e Wellington (Ouro Preto). Estes dois, salesianos, receberam durante a celebração a bênção do Envio, pois seguirão para Curitiba a fim de continuar seus estudos.

A animação ficou por conta do coral São Sebastião, formado por crianças e adolescentes da catequese e da IAM. 











Na homilia, Padre Euder destacou a importância de se celebrar a festa do Batismo de Jesus Cristo. "Celebrar a festa do Batismo do Senhor nos ajuda a entender a dignidade de ser filho amado do Pai e a missão de Jesus que foi ir ao mundo fazendo o bem. Agora, a missão de Jesus é nossa também, é da Igreja, e se a Igreja não der continuidade à essa missão, não cumpre seu papel. Pelo nosso batismo, também somos ungidos para realizar a missão para que outros se reconheçam como filhos amados de Deus. O fato de Jesus Cristo ir ao Jordão para ser batizado por João Batista, mostra seu desejo de ser solidário com o ser humano. O céu se abre com o batismo de Jesus porque Ele é Filho de Deus que assumiu a condição humana para que todos nós nos sintamos dignos de ser chamados filhos de Deus, filhos amados do Pai. Mas, nós nos reconhecemos filhos de Deus? Nós trabalhamos pela dignidade do ser humano que é ser reconhecido como filho de Deus? Qualquer agressão ao ser humano é agressão ao próprio Cristo. Ele renova o mundo e cada um de nós. Que Ele nos ajude a entender nossa filiação com o Pai e que possamos nos comportar como filhos do Pai. E ser filho de Deus implica em se comprometer com o outro, com o irmão. Ser filho de Deus é se reconhecer como família. São Sebastião observou isso e defendeu seus irmão contra a exploração e a perseguição romana. quem celebra a festa do Batismo do Senhor e ouve a voz de Deus - este é meu filho amado - entende qual é a missão de Jesus e deve assumir a missão de continuar o que Jesus fez, o que São Sebastião fez: fazer o bem."

Após a homilia, prosseguiu-se a renovação das promessas do Batismo, a novena em honra a São Sebastião e a apresentação oficial dos agentes da Pastoral da Comunicação da Paróquia São Sebastião - PASCOM. 

Fotos: Marcilea Oliveira
Texto: Débora Ireno Dias


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM