terça-feira, 14 de janeiro de 2014

4º DIA DA NOVENA - REFLEXÕES SOBRE O TRÁFICO HUMANO COMO OFENSA À IGREJA E AO POVO DE DEUS

A celebração eucarística da noite de terça, 14, contou com as presenças de Dom José Eudes - bispo de Leopoldina - padres Adelson, Edmar e Geovane e alguns seminaristas da Arquidiocese de Mariana. Tiveram participação especial o Setor Santa Faustina, Pastoral do Dízimo, Dimensão Social, Pastoral da Esperança e Dimensão Missionária. Sob responsabilidade da Comunidade São  Domingos de Gusmão, a liturgia teve jovens que trouxeram a Palavra de Deus e em suas vestes palavras que contrariam a dignidade humana.
Na homilia, Dom José Eudes fez referência a essas palavras - tráfico, drogas, prostituição - explicando que as mesmas traduzem a maldade que existe na sociedade, que atrapalha a nossa convivência e que devemos ter coragem para lutar contra o tráfico, contra as drogas. Abaixo, a síntese da pregação:
"Como é bom estar em Barbacena, estar em casa! Também em Leopoldina, estamos celebrando São Sebastião na nossa catedral, mas tirei um tempo para estar aqui com vocês. E quando participamos da festa do nosso padroeiro quer dizer que desejamos seguir seus exemplos. Todos somos chamados a ser santos e só o seremos quando trabalhamos pelo Reino de Deus fazendo o bem. O tema de hoje - tráfico humano - é uma ofensa à Igreja. A Igreja somos nós, povo de Deus, que queremos seguir Jesus Cristo. Ele nos ensina a seguir seus passos. E nós O seguimos? O que caracteriza o tráfico humano é o uso de pessoas como coisas, como mercadoria. É contra a dignidade humana, ofende à Igreja que luta pelo ser humano em todos os seus aspectos. Será que hoje na sociedade todos têm vida verdadeira? O que eu faço para que meu irmão tenha vida? Segundo o Beato João Paulo II, o tráfico humano é uma violação aos direitos humanos fundamentais. A Igreja hoje renova seu apelo para que sejam salvaguardados os diretos fundamentais do ser humano. A carne daqueles que sofrem o tráfico humano é a carne do próprio Jesus Cristo. O que podemos fazer contra o tráfico humano? Reconhecer os casos que existem na nossa sociedade, acompanhar e estudar em grupos de reflexão a Campanha da Fraternidade 2014 - cujo tema é sobre o tráfico humano - estar junto às pastorais e grupos que defendem a pessoa humana. É preciso despertar em nós o compromisso de participar de grupos que defendem o ser humano e não ter medo de denunciar os casos de tráfico humano. Esta oportunidade de dizer algo sobre a Campanha da Fraternidade nos dá a importância dessa campanha para a nossa sociedade. Ser santo é assumir os compromissos para trabalhar pela proposta de Jesus Cristo. Trabalhar a exemplo de São Sebastião. Que esse Santo seja nosso amparo constante na vida de todos nós. E que sigamos Jesus Cristo, que é caminho, verdade e vida."

Ao final da celebração, foi dada bênção especial aos aposentados e pensionistas.
Na quarta-feira, 15, haverá atendimento de confissões após a missa das 8h.
Colaboração: Débora Ireno Dias e Valéria Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM