sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

31 DE JANEIRO - VIVA DOM BOSCO!



São João Bosco, Pai e Mestre da Juventude!
Dênis Dutra Marques, SDB


            Nascido em uma humilde família italiana, o pequeno Joãozinho Bosco, teve que superar seus próprios limites afim de alcançar os seus sonhos. Órfão de pai com apenas 2 anos de idade, recebeu da mãe a educação que anos depois usaria como método para educar milhares de jovens. Diante da pobreza que assolava a sua região, João Bosco foi obrigado a se virar desde cedo. Foi pastor de rebanhos, lavrador, alfaiate, sapateiro, garçom, saltimbanco e muito mais.
            João Bosco desde sua juventude se preocupava com a salvação das almas dos jovens, por isso, sempre os atraía com sua criatividade e desenvoltura fazendo mágicas, andando na corda bamba, vencendo desafios de força e agilidade afim de fazê-los ouvir o sermão da Missa, que sempre repetia após cada apresentação. Enquanto padre, expandiu as dimensões dos seus sonhos criando espaços de profundos encontros com Deus, que sempre foi apresentado como o Deus da alegria e bondade. O pequenino e órfão Joãozinho Bosco passou a ser conhecido como Dom Bosco e espalhou a sua semente pelo mundo fundando congregações, movimentos e grupos, que hoje formam 29 membros da grande Família Salesiana (integrada por Congregações, Associações, Movimentos e Novas Comunidades), presentes em 130 países do mundo e pregando o Evangelho nos cinco continentes do globo terrestre.
            Quando estava em curso o processo de canonização de Dom Bosco o Papa Pio XII foi questionado quanto a integridade espiritual do santo, devido ao seu jeito “diferente” de Pregar o Evangelho, comparando-o aos outros santos de sua época. A resposta do venerando Papa testifica que a grande ação evangelizadora de Dom Bosco e sua vida austera se encontram no seu testemunho de vida, na radicalidade evangélica. Pelo grande bem que fez, Dom Bosco é patrono da juventude, dos mágicos e ilusionistas, dos educadores, das editoras e gráficas.
            O beato, então papa, João Paulo II em 2005 proclamou Dom Bosco como o “Pai e Mestre” de toda juventude. Sua festa litúrgica é celebrada no dia de sua morte 31/01/1888, onde os salesianos do mundo inteiro, os continuadores da missão de Dom Bosco hoje, renovam o seu compromisso de serem sinais e portadores do Amor de Deus aos jovens.
                São João Bosco! Rogai por nós!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM